Alunas de Manaus são premiadas em projeto sobre uso consciente de energia elétrica

Alunas Julia Thais esquerda e Heloysa Nascimento - Foto: Divulgação

Em tempos de alta na conta de luz, a conscientização para a economia desse recurso e para o uso de fontes mais sustentáveis é mais do que necessária. O projeto “Festival Energia que Fala”, voltado para o esclarecimento sobre o uso consciente de energia elétrica, desenvolvido em cidades de três regiões brasileiras, premiou estudantes de escolas públicas que apresentaram as melhores ideias sobre como lidar com o tema. Dos quatro premiados, duas são alunas de escola pública de Manaus.

A aluna Júlia Thaís Sombra Santana, da escola estadual Senador Antovila Mourão Vieira, desenvolveu uma maquete para demonstrar o funcionamento da energia solar e seus benefícios. Já a estudante Heloyza Nascimento, da mesma escola, montou um projeto sobre energia renovável com o uso de biomassa. Cada uma foi premiada com um computador, na última sexta-feira (19/11).

Realizado pela NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation, o Festival Energia que Fala foi desenvolvido para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e seus países-membros. Entre eles está o ODS 13, que propõe ações contra a mudança global do clima. Os outros são o ODS 4 (Educação de Qualidade), o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Organizado em duas etapas, o projeto promoveu atividades informativas sobre geração e consumo de energia e ensinou estudantes de escolas públicas de Joinville (SC), Manaus (AM), Rio Claro (SP) e São Paulo (SP) sobre como disseminar práticas de consumo consciente desse recurso. Na primeira fase, o aluno Lailson da Silva Franco, também da capital amazonense, foi um dos que se destacaram. Na segunda fase, os participantes apresentaram ideias de como gerar energia de maneira mais sustentável.

“Nossa ideia com esse evento foi incentivar crianças e adolescentes a serem multiplicadores de conteúdos e desenvolver medidas que contribuam para o uso de energia limpa e de baixo carbono, em uma tentativa de diminuirmos o impacto do nosso consumo para o bem de todo planeta”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Como premissa, a Whirlpool leva a sustentabilidade no centro de sua estratégia corporativa e o apoio ao projeto, por meio de leis de incentivo, está intimamente relacionado com as práticas de ESG da Companhia. “Estamos presentes na maioria dos lares brasileiros, por meio de nossas marcas e produtos, e como parte do nosso compromisso com o meio ambiente acreditamos na educação como ferramenta de conscientização sobre o consumo responsável e racional de energia. Hoje, temos um compromisso ainda maior e pretendemos zerar nossas emissões de gases poluentes até 2030, reforçando ainda mais a importância de projetos como o Energia que Fala”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2020, a Empresa reportou aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

Sobre a NTICS Projetos

Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

Por Ciléia Pontes | Majuí – Comunicação para a Sustentabilidade

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