
A Prefeitura de Manaus concentrou esforços nesta quinta-feira (11) em duas frentes de trabalho cruciais na zona Oeste da capital: a infraestrutura viária e a preparação para a entrega de novas moradias populares.
Enquanto a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizava a instalação de vigas metálicas na ponte da avenida do Turismo, um passo fundamental para o avanço da mobilidade urbana, equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) coordenavam uma ação integrada para planejar os serviços essenciais do residencial Carlos Braga.
Integração de serviços para o Carlos Braga
Na ação coordenada pela Semhaf no residencial Carlos Braga, que entregará 576 apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” em janeiro de 2026, participaram representantes de diversas pastas, incluindo Semed, Semsa, Semseg, Semulsp e IMMU. O objetivo é garantir que a nova comunidade tenha acesso imediato à educação, saúde, mobilidade urbana e segurança.
A diretora da Semhaf, Michelle Rodrigues, destacou a importância do protocolo de pós-ocupação.
“A entrega desses apartamentos é muito importante, mas o pós-ocupação é de extrema importância também. Reunimos todas as secretarias para que esses futuros moradores sejam recebidos da melhor forma e tenham acesso a todos os serviços públicos: escolas, saúde, transporte e coleta de lixo”, afirmou.
No eixo da mobilidade urbana, a vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, explicou que já realiza estudos para dimensionar a oferta de ônibus e ajustá-la à demanda da população.
“Nós vamos aumentar a frota de ônibus, teremos veículos de apoio e, se for necessário acrescentar alguma linha ao longo do tempo, isso também será feito”, garantiu.
Avanço na ponte da avenida do Turismo

Paralelamente, a Seminf alcançou um marco importante na obra da ponte da avenida do Turismo, com a instalação das vigas metálicas. As peças em aço são responsáveis por sustentar e distribuir as cargas da ponte, garantindo segurança e fluidez para o tráfego.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, ressaltou que a obra representa a modernização da mobilidade.
“Com planejamento e sensibilidade, a gestão do prefeito David Almeida está mudando uma das principais avenidas da cidade. É uma obra com vários benefícios como segurança, fluidez e o fim de um gargalo que se estendia por anos”, disse Renato Junior.
Com a reestruturação, a avenida passará a contar com três faixas, aumentando a capacidade e a fluidez para os mais de 4,5 mil veículos que utilizam diariamente a importante via, que liga o aeroporto ao complexo turístico Ponta Negra e aos bairros da zona Oeste.
Moradores aprovaram os avanços. O marmorista Daniel Soares, de 42 anos, agradeceu pela obra na avenida: “Melhorou bastante a nossa expectativa, agora o trânsito vai fluir muito mais”, relatou.
Por Leonardo Fierro / Assessoria Semhaf e Rayana Coutinho/Seminf











