Disputa acirrada e ideias brilhantes marcam a grande final da 13ª Feira de Ciências

Foto: Eliton Santos/Semed

A 7ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati) continuou a mobilizar a rede municipal de ensino de Manaus. Nesta quinta-feira, 13/11, segundo dia de programação, o evento reuniu estudantes de diversas modalidades—educação infantil, educação especial, anos iniciais e finais do ensino fundamental e educação indígena—na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na zona Centro-Sul da cidade.

A Expocreati é promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Final da 13ª feira municipal de ciências

Entre as atividades mais aguardadas do dia, destacou-se a grande final da 13ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental. A feira reuniu os melhores projetos, que foram desenvolvidos nas escolas e selecionados em etapas anteriores, como a Feira Escolar e as Divisões Distritais Zonais (DDZs), até chegarem ao nível municipal.

Durante o evento, os estudantes apresentaram suas pesquisas, resultados e experimentos, demonstrando criatividade, protagonismo e compromisso com o aprendizado.

O coordenador da feira de ciências, Rosivaldo Fonseca, destacou o empenho dos estudantes e a relevância do evento para a educação científica na rede municipal.

“Esses alunos vivenciaram um processo de aprendizagem que começou nas escolas, com a etapa da feira escolar, depois seguiram para a etapa da DDZ e agora estão aqui na final municipal. Hoje é o grande dia em que nossos alunos, pesquisadores e cientistas apresentam seus trabalhos e dialogam com visitantes, professores e com a sociedade sobre os resultados de suas pesquisas”, ressaltou Fonseca.

Destaque na educação infantil: “Do lixo ao luxo”

Um dos projetos que mais chamou a atenção foi “Do lixo ao luxo”, desenvolvido pela Creche Municipal Maria Ferreira.

“O projeto nasceu da ideia de mostrar às crianças a importância da sustentabilidade e da reutilização de materiais que normalmente seriam descartados. Foi incrível ver como elas se envolveram. É uma experiência que une aprendizado, criatividade e consciência ambiental desde a primeira infância”, explicou a professora Kalliny da Silva.

A iniciativa inspirou até mesmo os mais velhos. O estudante Ryan Menezes, de 15 anos, da Escola Municipal João Paulo 2, demonstrou entusiasmo ao visitar a exposição: “Eu achei muito legal ver os pequenos falando sobre o meio ambiente e mostrando que dá para cuidar da natureza desde cedo. Eles explicaram tudo direitinho e mostraram coisas que fizeram com material reciclado. É inspirador ver como eles já têm essa consciência e estão aprendendo a fazer a diferença”, comentou o aluno.

Outras atrações da Expocreati

A programação também contou com atividades que enriqueceram a experiência dos visitantes:

  • Projeto Super Ensino: Promoveu um animado momento de perguntas e respostas sobre temas científicos, tecnológicos e ambientais, estimulando o raciocínio e a interação entre os estudantes.
  • Exposição do Inpa: O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apresentou uma fascinante mostra de insetos da Amazônia, com exposições entomológicas e marítimas que encantaram visitantes de todas as idades.

Assessoria de comunicação: Jordana Rodrigues/Semed

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.