
Estudantes da Prefeitura de Manaus, matriculados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciaram nesta segunda-feira, 10 de novembro, a aplicação da prova do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). A avaliação é direcionada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Mais de 23 mil estudantes devem participar da avaliação, que segue até o dia 19 de novembro. Ao todo, 887 turmas de 253 unidades escolares farão a prova com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
Objetivo e importância da avaliação
O Sadeam é aplicado anualmente em todo o estado e tem como principal objetivo verificar o desempenho dos estudantes, com foco especial no processo de alfabetização, para subsidiar ações voltadas à melhoria da qualidade da educação.
Segundo o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, a avaliação é fundamental para reconhecer os avanços e identificar os pontos que precisam ser fortalecidos.
“O Sadeam é muito importante para nós, pois representa o reconhecimento do trabalho realizado pela Semed ao longo do ano com as crianças do 2º ano do ensino fundamental. Essa avaliação indica o que precisamos aprimorar e o que já alcançamos de forma positiva. Temos confiança de que os resultados serão exitosos, graças ao empenho das equipes envolvidas”, destacou o subsecretário.
Preparação e programas da Semed
Para garantir bons resultados, a secretaria desenvolveu o programa Pró-Sadeam, que incluiu:
- Monitoramento pedagógico.
- Mobilização das escolas.
- Formação de professores.
- Incentivo à criação de ambientes alfabetizadores.
Além dessas ações, a Semed realizou o “Alfashow”, um aulão presencial que contou com a participação de mais de 400 crianças e foi transmitido online para mais de 30 mil estudantes.
A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, professora Ivone Rosas, ressaltou o foco da gestão municipal na alfabetização:
“O município de Manaus dedica atenção especial à alfabetização, com os projetos Aprende+, na educação infantil, e Alfabetiza+, no ensino fundamental, que buscam garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano, em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)”.
Expectativas nas escolas
Na Escola Municipal João Goulart, no bairro Santa Etelvina, 115 alunos participarão da avaliação entre os dias 14 e 17 de novembro. A gestora Marciléia Nepomuceno afirma que as expectativas são positivas.
“A nossa expectativa em relação a essa avaliação é a melhor possível, porque 97% dos nossos alunos do 2º ano estão totalmente alfabetizados e temos plena convicção do trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano pelos nossos professores, em parceria com pais das crianças atendidas pela nossa escola”, frisou a gestora.
Por Emerson Santos/ Semed











