
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) cumpriu, na quarta-feira (05/11), em Manaus, uma intensa agenda com uma comitiva de vereadores do município de Boca do Acre (a 1.457 quilômetros de Manaus).
Participaram do encontro os vereadores: Roderick Costa (MDB), presidente da Câmara Municipal de Boca do Acre; Raimundo do Posto (PP), vice-presidente; Ana do Raimundão (Mobiliza), 1ª Secretária; Ray Manoell (PSB), 3° Secretário; Falcão (Avante); Genésia Vale (PP); Lima do São Paulo (PL); Guilherme Barbosa (PSD); Kenedy Silva (União Brasil) e Tássio Muniz (PSB).
O objetivo da vinda a Manaus foi discutir as necessidades mais urgentes da população bocacrense.
Agilidade no licenciamento e piscicultura

No início da tarde, Adjuto Afonso e os vereadores participaram de reunião com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço. Eles apresentaram um pedido para que o atendimento aos pequenos produtores rurais do município seja agilizado através de um canal direto de comunicação entre a prefeitura e o órgão, mediado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) de Boca do Acre.
O prefeito de Pauini, Renato Afonso (PSD), também participou do encontro. Ele solicitou apoio ao presidente do Ipaam no envio de uma equipe técnica para orientar a escavação de viveiros para uma associação de piscicultores do seu município.
Zoneamento ecológico-econômico (ZEE)
No fim da tarde, o deputado, ainda acompanhado dos vereadores, participou de um evento do Governo do Estado, no qual o governador Wilson Lima (União Brasil) apresentou as ações que serão levadas pelo Amazonas para a COP 30, que acontecerá em Belém (PA).
O parlamentar aproveitou a oportunidade para levar ao governador a demanda apresentada pelos vereadores de Boca do Acre sobre a implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no município. Após ouvir o pedido, o governador determinou a realização de um plano, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), que vai acelerar a implantação do ZEE.
“O governador já pediu, tanto à Sedecti, quanto à Sema, que providenciem o Zoneamento. Esse é o melhor caminho para os municípios da região do Purus. Tanto os vereadores, que representam a população em nível municipal, quanto eu, que sou o representante estadual, estamos muito felizes com a sensibilidade do governador Wilson Lima”, agradeceu Adjuto Afonso.
União institucional
O deputado reforçou o compromisso de seu mandato com o povo bocacrense e agradeceu a parceria com os representantes da Câmara Municipal, destacando a importância do bom relacionamento institucional entre os poderes legislativos do estado e de Boca do Acre.
“A união entre os poderes é essencial para que possamos avançar juntos. Nosso mandato segue à disposição para contribuir com o desenvolvimento da região”, afirmou o deputado.
O deputado Adjuto Afonso (ao centro) reunido em Manaus com uma comitiva de vereadores de Boca do Acre – Foto: Ney Xavier
Assessoria de Comunicação: Lucas Raposo











