Brasil cria fundo inédito para impulsionar frota de ônibus elétricos e acelerar mobilidade limpa

Foto: Divulgação

Brasil deu um passo concreto e inédito na transição para uma mobilidade urbana de baixo carbono com o lançamento do Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos. O anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades nesta quarta-feira (5/11), durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, e promete revolucionar o transporte público nas cidades brasileiras.

A grande novidade apresentada não é apenas a meta de eletrificar a frota, mas o mecanismo financeiro criado para tornar isso possível. O fundo é a primeira iniciativa do gênero no país dedicada especificamente a enfrentar o principal entrave à eletrificação dos ônibus: o acesso a crédito acessível e de longo prazo para estados e municípios.

Funcionando como uma garantia, o fundo tem como objetivo “melhorar o crédito”, ou seja, reduzir o risco percebido pelos investidores privados. Isso torna os projetos de compra de ônibus elétricos e instalação de infraestrutura de recarga muito mais atrativos e viáveis financeiramente para as prefeituras e empresas operadoras.

Parceria de Peso

O fundo é resultado de uma ampla cooperação entre o Ministério das Cidades, Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, Mitigation Action Facility e WRI Brasil. A meta inicial é mobilizar cerca de 80 milhões de euros para o mecanismo de garantia, o que, com a atração de capital privado, deve alavancar um investimento total de aproximadamente 450 milhões de euros até 2030.

Esse montante significativo viabilizará a chegada de mais de 1.700 novos ônibus elétricos às ruas do país, representando um salto quantitativo na frota de transporte limpo.

Em sua fala durante o lançamento, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou o propósito central da iniciativa: “Ao promover a mobilidade sustentável e o desenvolvimento urbano equitativo, fortalecemos a capacidade das cidades de enfrentar a crise climática e melhorar a vida cotidiana das pessoas”.

Redução de emissões

A expectativa é que a medida acelere a substituição de ônibus a diesel, resultando na redução das emissões de gases de efeito estufa; diminuição da poluição sonora (ruído); queda dos custos operacionais no longo prazo e construção de cidades mais limpas, eficientes e humanas.

O Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos posiciona o Brasil em um caminho firme para modernizar sua mobilidade urbana, combinando inovação financeira com uma agenda ambiental urgente, e serve como um modelo promissor para outras nações em desenvolvimento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.