
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou um resgate de alto risco nesta segunda-feira (29/9) em Manaus. Dois homens ficaram presos e inconscientes no alto de uma caixa d’água após sofrerem uma intoxicação durante o serviço de pintura do equipamento, localizado na Rua das Pedras, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste.
O salvamento mobilizou oito militares e três viaturas do CBMAM, além de uma unidade do SAMU. A operação exigiu a atuação de especialistas em salvamento em altura devido à complexidade do acesso e ao estado das vítimas.
Os bombeiros utilizaram

- Cilindros de Oxigênio: Para acessar a área, onde o nível de oxigênio estava perigosamente baixo devido à inalação de produtos químicos da pintura.
- Técnicas Verticais: Foram empregadas técnicas de içamento com multiplicação de força e contrapeso para a subida segura das vítimas até o topo da caixa.
- Técnica Bombeiro-Vítima: Utilizada para a descida controlada e segura dos homens, já no colo dos bombeiros.
O tenente Daniel Araújo, comandante do 6º Grupamento Bombeiro Militar e especialista em salvamento em altura, explicou a gravidade da situação: “O contato maior das vítimas com o ambiente onde o oxigênio era baixo poderia levá-las a óbito.”
Estado de saúde das vítimas
Apesar de estarem inconscientes no momento em que os bombeiros os alcançaram, os dois homens recuperaram a consciência logo após serem retirados da caixa d’água. Eles receberam Atendimento Pré-Hospitalar (APH) imediato no local e, em seguida, foram encaminhados a unidades de saúde para atendimento especializado.
Ambos foram resgatados em segurança. Em caso de emergência, ligue 193.