
O município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) está recebendo a 17ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A embarcação, que ficará ancorada na comunidade de Miracauera até o dia 10 de setembro, oferece atendimento médico, odontológico e cirúrgico totalmente gratuito para a população local e comunidades vizinhas.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que o barco hospital é uma ferramenta essencial para superar as dificuldades geográficas da região e levar cuidados de saúde a quem vive em áreas mais isoladas. “Com essa iniciativa, o Governo do Amazonas leva serviços ambulatoriais especializados e até cirurgias às pessoas que têm mais dificuldade de ir até um centro urbano. Dessa forma, ampliamos o acesso à saúde para quem mais precisa”, destacou a secretária.
Serviços oferecidos e estrutura completa
Durante a expedição, serão realizadas consultas em diversas especialidades, como oftalmologia, ginecologia, pediatria, odontologia, oncologia, radiologia e clínica geral. Além disso, a população terá acesso a exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma e vacinação. A expedição também oferece cirurgias de hérnia, vesícula, postectomia, laqueadura, vasectomia e pterígio, que são realizadas após avaliação médica.
O coordenador do Barco Hospital, Frei Matias, enfatizou a importância da ação: “O Barco Hospital garante não apenas tratamento, mas prevenção e acolhimento. Essa missão é um gesto concreto de cuidado e solidariedade com as comunidades ribeirinhas”.
Os atendimentos começam nesta sexta-feira (5) com a distribuição de fichas, a partir das 6h30 da manhã. Para ser atendido, é necessário apresentar documentos pessoais (identidade e CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Impacto e números do projeto
Desde o início de suas operações em dezembro de 2024, o Barco Hospital São João XXIII já realizou cerca de 100 mil atendimentos. Na última expedição, em Boa Vista dos Ramos, foram registrados 6.886 procedimentos, incluindo 1.217 consultas médicas e 173 odontológicas. A ação também realizou 32 cirurgias de baixa complexidade e 69 de média complexidade, com 69 pacientes internados para acompanhamento. Foram entregues 1.164 kits de medicamentos, com orientação farmacêutica completa.
Construído com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições, o barco conta com uma estrutura hospitalar completa, que inclui consultórios médicos e odontológicos, sala de medicação e vacinação, leitos de enfermaria e equipamentos modernos para exames de mamografia, eletrocardiograma e análises clínicas.











