Produtores de Rio Preto da Eva poderão retificar o CAR entre 21 e 25 de julho

Executado em parceria com o Ipaam, o serviço estará disponível entre 21 e 25 de julho

Produtores rurais poderão tirar dúvidas e atualizar o CAR no Idam de Rio Preto da Eva - Foto: Divulgação / Idam

Agricultores familiares e produtores rurais de Rio Preto da Eva, (a 57 quilômetros de Manaus), terão a oportunidade de retificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) entre os dias 21 e 25 de julho, das 9h às 16h. O serviço será oferecido na Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município.

A iniciativa, em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), busca incentivar a regularização ambiental das propriedades rurais. O CAR é um requisito essencial para o acesso a diversas políticas públicas voltadas para o setor primário, como o crédito rural.

“Além de realizar a retificação do CAR, nossa equipe estará à disposição para fazer o atendimento de trabalhadores rurais que precisam fazer a inscrição ou tirar dúvidas sobre o registro”, informou Victor Hugo, coordenador do Núcleo de Geoprocessamento (Nucgeo).

O Projeto de Implantação do CAR (Projecar), que apoia essa ação, conta com o suporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo Amazônia e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e terá vigência até agosto de 2026.

Esta ação já foi implementada nos municípios de Canutama (Açuanópolis) e Itacoatiara, localizados a 619 e 176 quilômetros da capital, respectivamente. Nesses locais, foram realizados um total de 45 atendimentos e 19 retificações de CAR.

Em Canutama, 11 produtores tiveram seus registros retificados, e outros 31 receberam orientações técnicas sobre emissão, retificação e a importância da regularização ambiental para o acesso a políticas públicas. Já os produtores rurais de Itacoatiara demandaram oito retificações e mais 14 atendimentos.

O que é o cadastro ambiental rural (CAR)?

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para propriedades e posses rurais, estabelecido pela Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal). Ele reúne informações ambientais cruciais para o monitoramento, controle e planejamento ambiental das áreas rurais. A retificação desse registro é fundamental para a regularização ambiental das propriedades rurais em todo o país.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.