
O 3º Encontro da Fé Reformada para Jovens e Adolescentes, promovido pela Igreja Presbiteriana Cidade Nova (IPCN), reuniu mais de 500 pessoas nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no Teatro Manauara, zona centro-sul de Manaus. O evento, voltado para adolescentes e jovens cristãos, teve como tema central “O Jovem e A Pureza no Senhor”, fundamentado em princípios bíblicos sobre santidade, identidade cristã e submissão à vontade de Deus.
Durante os dois dias de conferência, os participantes acompanharam uma programação intensa, com louvores, ministrações, dinâmicas e testemunhos. O evento também contou com um espaço dedicado à venda de livros e materiais cristãos.
Segundo o pastor titular da IPCN, Jaime Marcelino, a proposta do encontro é oferecer aos jovens um espaço de edificação espiritual baseado na sã doutrina. “Hoje, nós temos uma diversidade enorme de igrejas, e aquilo que nós apresentamos, que é a sã doutrina – algo que tem a ver com princípios da reforma protestante –, mostra que o ajuntamento dessas pessoas para ouvir as palavras tem dois sentidos. Primeiro, a confiança de seus líderes e pastores em trazê-los aqui por serem jovens e adolescentes. E o segundo, mostra o aspecto da sede que todos nós temos pela palavra do Senhor, que é bem significativo e muito importante”, destacou.
Organização e experiências dos participantes
À frente da organização geral do evento, a gerente-geral Elisama Brito ressaltou a dedicação da equipe de apoio, formada por mais de 50 pessoas, incluindo voluntários de outras denominações cristãs. “Nossa missão é que todos os jovens e adolescentes que aqui estão saiam com o coração cheio do evangelho e desejosos de servir mais ao Senhor. A gente pode pensar: ‘Ah, jovens querendo ser santos demais’, mas não é isso. Quem realmente crê em Deus como Salvador quer viver de forma diferente, sem se moldar ao mundo, e é por isso que eles estão aqui”, disse.
Entre os participantes, muitos destacaram o impacto do tema. A universitária Lara Borges, da Igreja Evangélica Hebrom, no bairro Japiim, participou do evento pela terceira vez. “O principal motivo de estar aqui é buscar mais intimidade com Deus. A pureza, que é o tema da conferência, é algo essencial. A maioria dos jovens acha mais confortável viver o que o mundo oferece, achando que depois podem buscar a Deus, mas eu fui criada na igreja e, para mim, estar com Deus é muito mais confortável”.
Reflexões sobre Submissão e Autonomia
Entre os preletores convidados, o destaque foi para o pastor Tarcízio Carvalho, mestre em Antigo Testamento, vindo de Brasília/DF, da Igreja Presbiteriana Semear. Ele ministrou sobre a submissão e o crescimento espiritual saudável da juventude. “A gente está muito autônomo, e a autonomia tem seu valor. Por exemplo, eu esperava que meus filhos fossem independentes. Quando eles eram pequenos, não via a hora de eles pegarem o copo com a própria mão, trocarem a própria roupa… mas a autonomia é sempre delegada de algum modo. Eu não posso esquecer que sou independente, mas dependente de Deus”, afirmou.
PLOW COMUNICAÇÃO











