“Encontro das Nações” celebra diversidade cultural em evento promovido pela Semed

Foto: Ulisson Santos/Semed

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e sua Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), realizou na noite de quinta-feira, 5 de junho, o evento “Encontro das Nações”. A celebração destacou a rica diversidade cultural de 16 países de língua espanhola e inglesa. Os participantes puderam apreciar apresentações musicais, danças típicas e um desfile vibrante com trajes tradicionais.

A ação integra a comemoração do Programa Ampliando Horizontes (PAH) que, em 2025, completou 15 anos de existência. O evento ocorreu no auditório da DDPM, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A ação envolveu familiares de alunos, cursistas e professores do PAH.

O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Anézio Mar, destacou que a rede municipal de ensino, não está preocupada somente com o currículo de ensino repassado aos mais de 250 mil estudantes do ensino básico, mas atua com outras frentes, como a disseminação da diversidade cultural trabalhada no PAH.

“Esse programa mostra que a Semed procura fazer essa integração, não só com os nossos componentes curriculares, mas também com tudo aquilo que a diversidade nos oferece, seja por meio da língua indígena, por exemplo, seja por meio de um idioma, porque entendemos a educação como algo diverso, que envolve culturas e integra várias vertentes ao mesmo tempo”, afirmou o diretor.

O projeto do programa Ampliando Horizontes, desenvolvido nos meses de março e junho, estimulou a pesquisa cultural de países falantes da língua inglesa e espanhola com seus alunos. Ao longo do projeto, os estudantes conheceram e pesquisaram sobre a gastronomia, dança, música, personalidades e pontos turísticos do país escolhido pelas turmas.

“A proposta incentiva a aprendizagem ativa e contextualizada das línguas estrangeiras, por meio do estudo de aspectos culturais, de diferentes países falantes dos idiomas ensinados. A abordagem amplia a compreensão para além do vocabulário e da gramática, promovendo o desenvolvimento de competências pragmáticas e uma maior valorização da diversidade cultural”, explicou a coordenadora do PAH, Suellen Barros, sobre o objetivo da atividade, acrescentando que “cada detalhe foi construído com dedicação dos estudantes, professores e coordenação, que participaram ativamente de todas as etapas da organização”, completou.

O projeto, além de promover o aprendizado de línguas de forma significativa, também visa fortalecer o respeito à diversidade e estimular a integração entre os participantes.

Uma das alunas envolvidas no Encontro das Nações foi Kariny Moura, estudante do curso de língua inglesa, no PAH, e filha de servidor da Semed. A turma da estudante representou a África do Sul. A estudante estava entusiasmada para sua apresentação no evento e com tudo que aprendeu nos últimos meses sobre a cultura dos Estados Unidos e Inglaterra. E, segundo ela, foi uma experiência enriquecedora e que vai guardar com carinho.

“Estou muito feliz, hoje, por participar do Encontro das Nações a partir do PAH. Foi uma experiência enriquecedora! Aprendi mais sobre outros países da língua inglesa, além dos Estados Unidos e da Inglaterra. Eu representei a África do Sul, praticando inglês e me divertindo bastante e até cantei! A ação é ótima, porque é uma troca cultural que marca a gente de forma positiva. Com certeza, vou guardar essa experiência com muito carinho”, frisou Kariny.

Ao final, três grupos de alunos de destaque em cada idioma foram premiados com troféus.

Sobre o Programa

O Programa Ampliando Horizontes (PAH), vinculado à Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed), oferece gratuitamente cursos de língua inglesa, espanhola e libras. A iniciativa é destinada a servidores da rede, seus dependentes e cônjuges.

Por Emerson Santos/Semed

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.