
Na Aldeia Pajurá Maniquara em Manacapuru, (a 68 km de Manaus), o IV Jogos Estudantis Indígenas está sendo apoiado pela Fundação Estadual do Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam). Crianças e jovens indígenas de várias aldeias se juntam ao evento para uma programação variada que inclui 13 modalidades esportivas e culturais.
Participam do jogos crianças de 4 a 11 anos, do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental, representando um total de nove aldeias. Entre as modalidades esportivas e culturais estão o arremesso de lança, corrida de 50 metros, dança e canto tradicional, e a gincana de figuras e respostas na linguagem indígena.
O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, disse que o evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Fepiam, visa celebrar a tradição dos povos originários. “O Governo do Amazonas incentiva nossos jovens indígenas para que possam demonstrar seu talento e orgulho de suas raízes com o esporte”, afirmou Makaxi.

As modalidades previstas para os jogos buscam valorizar tanto habilidades tradicionais quanto atividades esportivas. Entre elas, estão o arco e flecha, zarabatana, arremesso de ouriço, e as corridas com tira e saci.
Também há competições de futebol e uma prova de cabo de força. A programação inclui ainda um desfile de casais indígenas e um mergulho, destacando a riqueza cultural e a diversidade das práticas tradicionais.











