Dólar tem leve queda e vai a R$ 4,93; Bolsa volta a subir

Foto: Marcello Casal Jr.

O dólar comercial encerrou em baixa de 0,168%, cotado a R$ 4,93.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em valorização de 1,17%, aos 109.459,95 pontos.

O que aconteceu

    • Investidores monitoram as negociações para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos. “As incertezas em torno da dívida pública norte-americana seguem pesando sobre os negócios nesta quarta-feira”, disse o Bradesco em relatório.
    • A Casa Branca informou mais cedo que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, continuará a conversar com os líderes do Congresso sobre o limite da dívida.

Cenário interno

    • O Ibovespa avançava hoje, após um ajuste negativo na véspera.
    • A alta dos preços futuros do minério de ferro beneficiou as ações da Vale.
    • Agentes financeiros continuam acompanhando o andamento do novo marco fiscal do país em Brasília.
    • Na véspera, a Bolsa fechou em queda, encerrando uma sequência de oito altas. Magazine Luiza desabou mais de 20% na esteira de prejuízo maior do que o esperado no primeiro trimestre, enquanto Petrobras avançou após anunciar nova política de preços. Veja aqui o que analistas esperam para a Bolsa nos próximos meses.
    • Enquanto isso, na cena local, investidores digeriam comentários do presidente do Banco Central. Roberto Campos Neto disse que a abordagem proativa da política monetária foi oportuna e tem dado resultado, mas o processo está agora em uma fase em que a desinflação é mais lenta em meio a questionamentos sobre possível mudança nas metas de inflação e incertezas fiscais.
    • Os comentários vêm em meio a amplas expectativas no mercado em torno da aprovação do novo arcabouço fiscal. Durante sessão desta quarta-feira, a Câmara deve votar urgência para a tramitação da proposta, que busca impedir que os gastos do governo subam mais do que a arrecadação.
    • O relator da proposta da nova regra fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), afirmou na terça-feira que a proposta prevê sanções administrativas ao presidente da República em caso de descumprimento da meta por parte do governo federal e que a política de valorização do salário mínimo e os recursos para o programa Bolsa Família estarão excepcionalizados da nova regra. O arcabouço deve ser votado na Câmara no dia 24 de maio, na quarta-feira da semana que vem.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2023/05/17/fechamento-dolar-e-ibovespa-dia-17-de-maio.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.