Como escolher móveis para as áreas externas

Foto: Divulgação

As áreas externas nunca foram tão desejadas quanto em 2020. Com grande parte da população do planeta em casa, muita gente tem procurado investir em imóveis com espaços ao ar livre, como varandas abertas, jardinsquintais e piscinas. A primeira regra para começar a decorar estas áreas é avaliar se o espaço é coberto ou não. Quanto mais expostas ao sol, vento e intempéries mais resistentes os móveis precisam ser. “Além da madeira, o alumínio, fibras sintéticas, plásticos e inox também são outros materiais muito usados, cada um com suas caractéristicas com relação ao cuidado. Com a manutenção periódica adequada esses materiais irão durar muito tempo sem perdas significativas das suas características originais”, explica Erick Coutinho, da marca Sierra Móveis.

Os móveis de madeira são os mais sofisticados já que esta é uma das matérias-primas mais nobres e versáteis. Os tipos de madeira mais adequados para peças que ficam expostas ao ar livre são teka, ipê, carvalho, eucalipto, jatobá e cumaru. É importante que os móveis sejam impermeabilizados – vale fazer o tratamento de impermeabilização uma vez por ano com o produto adequado. Em seguida, uma camada de verniz ou stain ajuda a manter a madeira bonita por mais tempo. “Costumamos sugerir aplicação de stain anualmente, que penetra na madeira e não forma aquela película plastificada dos vernizes comuns, que descascam com o tempo”, explica o arquiteto Rogério Castro, do escritório Studio Davini Castro.

O alumínio também é um dos melhores materiais para mesascadeiras ou espreguiçadeiras em jardins e piscinas já que deixa os móveis leves, fáceis de movimentar e resistentes. É necessário também fazer manutenção destas peças, incluindo aplicar cera automativa a cada seis meses. O plástico, apesar de menos sofisticado, também é uma opção principalmente para áreas molhadas já que ele é resistente.

Apesar de serem mais sofisticadas, as fibras naturais são mais indicadas para áreas cobertas e protegidas do sol ou da chuva. Invista nelas apenas em varandas fechadas. Para áreas abertas, vale optar por fibras sintéticas, como a corda náutica, que são mais duráveis. Já os tecidos para móveis de áreas externas e almofadas precisam ser resistentes ao sol e também secar rápido. Os mais usados são também os sintéticos, como couro náutico, acrílico e o vinil, que são resistentes e possuem proteção ultravioleta.

Se a sua intenção for criar ambiente de lounge ao ar livre para receber como em uma sala de estar, o conforto e o aconchego são essenciais. Quem tiver metragem para isso, pode investir uma área charmosa no jardim. “É legal criar pequenos decks de madeira (cumaru, itaúba, ou ipê), ou delimitar os espaços por pisos drenantes ou mesmo de pedriscos”, ensina Rogério Castro. “Crie um minilounge utilizando peças como sofás do tipo namoradeira (de dois lugares), ou um conjunto com poltronas, pufes, espreguiçadeiras e balanços. Não esqueça de bons ombrelones ou gazebos”, orienta Erick Coutinho.

Fonte: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/11/como-escolher-moveis-para-areas-externas.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.