Governador Wilson Lima mentiu sobre não haver mais mortes por Covid-19

Foto: Divulgação

“Olá, meus amigos, hoje é domingo, 9 de maio de 2021, Dia das Mães, e eu trago aqui a notícia mais importante nos últimos meses: nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas no interior do Amazonas por Covid-19. Isso indica que estamos no caminho certo no combate à pandemia. Não poderíamos receber uma notícia melhor num dia tão importante, que é o Dia das Mães. Então, aproveita esse dia, esse domingo, mas não se esqueça de usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social. Um abraço a todos”, afirmou o governador Wilson Lima em vídeo postado nas suas redes sociais.

Fontes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informaram ao site que, já no domingo mesmo, era de conhecimento de todos na área de saúde, que a notícia divulgada pelo governador não era verdadeira. Por isso, nesta segunda-feira (10), o órgão divulgou um novo boletim da Covid-19, revelando que houve 320 novos casos da doença e 18 novos óbitos, sendo 16 em Manaus, 1 em Autazes e 1 em Manacapuru.

Wilson Lima diz que o Governo está no caminho certo, mas a atualização da FVS-AM revelou que o Amazonas já possui 375.603 casos de Covid no Estado e 12.746 mortes. o boletim funerário da Prefeitura de Manaus também desmente a informação do governador que “o Estado está no caminho certo no combate à pandemia”, porque um total de 48 sepultamentos foi registrado nos cemitérios da capital do Amazonas nesta segunda-feira, sendo que 39 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e que houve o registro de dois óbitos oriundos de outras cidades.

O município informou que, nos cemitérios particulares, foram realizados nove enterros. Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos da capital do Amazonas, quatro foram declarados como Covid-19 e nos espaços privados foi registrado um óbito pelo novo coronavírus.

E o número de mortos por Covid-19 por ser maior ainda porque nesta edição do boletim epidemiológico da FVS-AM três municípios não atualiZaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim: Apuí, Silves e Tonantins.

Dos 375.603 casos confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (10), 171.967 são de Manaus (45,78%) e 203.636 do interior do estado (54,22%). A capital, Manaus, tem 149 novos confirmados. No interior, os 27 municípios que têm casos novos registrados são: Lábrea (53), Itacoatiara (24), Tefé (16), Manacapuru (11), Parintins (9), Humaitá (7), São Gabriel da Cachoeira (6), São Sebastião do Uatumã (6), Iranduba (5), Urucurituba (5), Atalaia do Norte (3), Barreirinha (3), Manicoré (3), Presidente Figueiredo (3), Urucará (3), Canutama (2), Codajás (2), Alvarães (1) Beruri (1), Boa Vista do Ramos (1), Caapiranga (1), Careiro (1), Careiro da Várzea (1), Eirunepé (1), Maués (1), Nhamundá (1) e Rio Preto da Eva (1).

Clique no link abaixo para assitir ao vídeo do governador

Fontes: FVS-AM e Semulsp/Prefeitura de Manaus

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.