Vladimir Putin ameaça usar armas nucleares na guerra com a Ucrânia

Vladimir Putin - Foto: Divulgação

Por J Taketomi

A guerra entre Rússia e Ucrânia começa a tomar rumos mais do que preocupantes. Na manhã deste domingo (27), a Rede Jovem Pan divulgou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, divulgou comunicado sobre a ameaça de usar armas nucleares contra a Ucrânia.

Na opinião de especialistas ouvidos pela Pan, o alerta deve ser levado a sério diante da pressão feita no sábado (26) pelos países ricos do Ocidente de cortar o acesso da Rússia ao sistema de pagamentos Swift, considerado fundamental para transações de valores ao redor do mundo.

Sabe-se que Putin possui 600 bilhões de dólares guardados em bancos internacionais vinculados a esse sistema, reservas financeiras com que ele conta para suportar uma guerra prolongada com os ucranianos sem grandes prejuízos à Rússia.

No entanto, sem acesso a essas reservas, ele fica numa espécie de saia justa. Sem logística financeira adequada, ele não teria como seguir em frente na busca de seus objetivos geopolíticos no Leste Europeu, que são, dentre outros, a anexação da Ucrânia.

Urge destacar que a Ucrânia possui quatro usinas nucleares em pleno funcionamento e, se uma delas, de repente, for atingida e ocorrer um vazamento, os prejuízos serão desproporcionais, a exemplo do que já ocorreu em Chernobyl, cujos níveis de radiação só aumentam com os conflitos em suas proximidades.

É hora de preces e muita luta pela paz entre os povos, mas, sobretudo, hora de nos mobilizarmos em defesa do planeta Terra. Tomara os ânimos se acalmem e o bom senso prevaleça.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.