VINCI Airports promove inclusão digital de indígenas em laboratório de informática estruturado em Tabatinga

Curso de informática é direcionado a jovens das comunidades Umariaçu I e II, da etnia Tikuna

Foto: Divulgação

Jovens e adolescentes indígenas do povo Ticuna terão acesso a um curso gratuito de qualificação profissional na área de informática em Tabatinga, município (a 1.108 km de Manaus), por meio de um Termo de Cooperação entre a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As aulas, que começaram nesta terça-feira (10/09), ocorrerão em um laboratório de informática instalado no Aeroporto de Tabatinga.

A primeira edição do curso contemplará jovens e adolescentes das comunidades indígenas Umariaçu I e Umariaçu II, localizadas nas proximidades do aeroporto. As aulas ocorrerão pelo período da manhã, de segunda à sexta-feira no laboratório “Évare”, palavra indígena derivada da raiz “Éware,” uma expressão que abrange o simbolismo da terra sagrada e a conexão profunda com a natureza. O nome representa a harmonia entre o conhecimento ancestral e as ferramentas digitais.

A oferta do curso, em parceria com o Cetam, permite a promoção de uma educação inclusiva e a valorização dos povos indígenas, fatores alinhados aos propósitos sociais da companhia, que mantém compromissos firmes com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o povo Ticuna tem uma população de aproximadamente 60 mil pessoas e é o segundo mais numeroso na Amazônia brasileira. Tabatinga é o terceiro município do país com o maior número de pessoas indígenas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023.

De acordo com o Diretor-Presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, parcerias como esta, com a VINCI Airports, são fundamentais para a instituição, que conta com programas como o Cetam na Empresa, Cetam no Governo e Cetam no Terceiro Setor, atendendo a diversos segmentos. “A oferta de cursos aos povos indígenas é uma prioridade para nós. Temos, por exemplo, o curso de Técnico em Enfermagem Indígena, que é muito procurado, e agora atenderemos a este público com mais esta ação”, destaca.

O Diretor-Presidente da VINCI Airports no Brasil, Júlio Ribas, destaca: “A qualificação profissional é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico de uma região. Esse curso nos ajudará a contribuir nesse processo em Tabatinga, além de ser uma oportunidade valiosa para fortalecer o relacionamento com as comunidades indígenas, reconhecendo sua importância e integrando-as de maneira respeitosa e produtiva ao nosso entorno”.

Sobre o Aeroporto de Tabatinga

O Aeroporto de Tabatinga, membro da rede VINCI Airports, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia desde 15 de fevereiro de 2022. Localizado na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), o aeroporto atende outros municípios do Alto Solimões.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.