
A VINCI Airports foi premiada no Programa Aeroportos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Cinco aeroportos da rede no Brasil – Manaus, Salvador, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco – foram reconhecidos por suas boas práticas ambientais em evento realizado nesta segunda-feira (8), em Brasília. O resultado reforça o compromisso da VINCI Airports com uma gestão sustentável e inovadora da infraestrutura aeroportuária.
Criado pela ANAC em 2019, o Programa Aeroportos Sustentáveis estimula a adoção de práticas sustentáveis na aviação civil brasileira. A metodologia de 2024 avalia três eixos: Sociedade (governança e engajamento social), Insumos (consumo de energia, água e resíduos) e Externalidades (emissões e ruído da operação).
Desde o início de sua operação no Brasil em 2018, com a concessão do Aeroporto de Salvador, a VINCI Airports implementa um robusto plano de sustentabilidade ambiental. Dentre as iniciativas, destacam-se: uso de energia 100% renovável, meta de “zero aterro” para resíduos, gestão de efluentes com “zero lançamento no meio ambiente“, e as certificações ISO 14001 e ACA 4+ (internacional de redução de carbono).
“Receber esse reconhecimento da ANAC reforça o compromisso da VINCI Airports com a sustentabilidade como valor central da nossa operação no Brasil e no mundo. Essa conquista é fruto de um esforço coletivo: a responsabilidade ambiental não está apenas com o time de meio ambiente, mas com todas as equipes envolvidas nos nossos aeroportos. Estamos construindo soluções para o futuro, com ações que impactam positivamente o território onde atuamos e inspiram outras iniciativas dentro da aviação. Trabalhar de forma colaborativa, compartilhando boas práticas, é o que fortalece o setor como um todo e nos permite evoluir continuamente”, afirma Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil.
Na premiação, o Aeroporto de Manaus foi reconhecido nos eixos Sociedade e Insumos na categoria de aeroportos com até 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto de Salvador recebeu o mesmo prêmio na categoria de mais de 5 milhões de passageiros. Nos terminais com até 1 milhão de passageiros por ano, os aeroportos de Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco foram premiados no eixo Externalidades.
Três Comunicação e Marketing











