
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu um passo histórico nesta terça-feira, 30 de setembro, ao instalar a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e de outras pessoas atípicas (FPTEA+). A iniciativa pioneira visa impulsionar a inclusão, o respeito e a criação de políticas públicas eficazes voltadas às necessidades específicas desse público na capital.
Segundo o último Censo do IBGE (2022), Manaus possui 27.636 pessoas autistas diagnosticadas, o que reforça a urgência e a importância da nova Frente.
Estrutura e objetivos da FPTEA+
A Frente Parlamentar foi estabelecida em cumprimento à Resolução nº 172, de 17 de setembro de 2025.
Liderança:
- Coordenador: Vereador Eurico Tavares (PSD)
- Vice-Presidente: Vereador Sérgio Baré (PRD)
O Coordenador, Vereador Eurico Tavares, destacou o ineditismo da ação:
“Essa é a primeira Frente Parlamentar voltada para pessoas atípicas no Norte do país, e, com isso, a defesa dessas pessoas ganha força. Isso traz musculatura para que possamos quebrar barreiras nos avanços da inclusão e para que haja celeridade nos nossos projetos de lei contra a violência e o preconceito.”
A FPTEA+ busca, essencialmente, garantir os direitos da população atípica em áreas cruciais como saúde, qualidade de vida e acessibilidade.
Amparo à Família
A atuação da Frente vai além da pessoa atípica, alcançando seus familiares e cuidadores. O vice-presidente, Vereador Sérgio Baré, ressaltou a amplitude da iniciativa.
“Não apenas a pessoa atípica é afetada pelos transtornos, mas todos que a cercam. Por isso, a FPTEA+ se consolida não apenas como um espaço de escuta e amparo delas, mas de toda sua família também”, explicou o vereador.
Durante a instalação, foram discutidas as primeiras ações a serem implementadas para aprimorar a atuação da FPTEA+ e garantir que o debate sobre a inclusão se amplie em toda a cidade.
Também estiveram presentes na reunião de instalação os vereadores Ivo Neto (PMB) e Rodinei Ramos (Avante), demonstrando o compromisso da Casa Legislativa Manauara com a proteção de toda a população.











