Ventos de 72 km/h e tempestade de areia gigante assustam moradores e turistas nos EUA

Sudoeste dos Estados Unidos vem sendo afetado pelos haboobs são tempestades de poeira intensas, provocadas por correntes de vento que descem das nuvens

Tempestade de areia 'engole' aeroporto nos EUA – Foto: Reprodução/X

O sudoeste dos Estados Unidos vem sendo afetado por intensas tempestades de poeira desde o último fim de semana. Na segunda-feira (25), outra tempestade de poeira, conhecida como haboob, atingiu o Arizona e causou transtornos em Phoenix. O Aeroporto Internacional Sky Harbor precisou suspender pousos e decolagens por cerca de uma hora, conforme determinação da Administração Federal de Aviação (FAA). Até o fim do dia, mais de 200 voos sofreram atrasos. Além do impacto no transporte aéreo, moradores relataram quedas de energia e danos a construções. Em alguns pontos da cidade, a visibilidade chegou a praticamente zero.

No sábado (23), uma enorme nuvem de areia avançou pelo Deserto de Black Rock, em Nevada, e ameaçou a realização do festival Burning Man, que reúne aproximadamente 70 mil pessoas até 1º de setembro. Nas redes sociais, vídeos feitos por participantes mostram pessoas usando máscaras de proteção e tentando segurar suas barracas contra a força dos ventos. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), a tempestade avançava a 48 km/h, com rajadas que ultrapassaram 72 km/h.

Os haboobs são tempestades de poeira intensas, provocadas por correntes de vento que descem das nuvens de tempestade e levantam grandes quantidades de partículas secas do solo. Comuns durante a temporada de monções no sudoeste americano, essas muralhas de poeira podem se deslocar rapidamente e reduzir a visibilidade em questão de segundos.

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/tempestade-de-areia-nos-eua-engole-aeroporto-faz-voos-serem-suspensos-e-deixa-moradores-sem-energia.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.