Urucu em foco: Petrobras recebe licença para avançar na corrida do petróleo

Autorização garante ampliação sustentável da produção de petróleo e gás natural

Ipaam dá luz verde a novo poço da Petrobras em Coari! - Foto: Ipaam/Divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu à Petrobras, na última terça-feira (2), a licença ambiental para a instalação do poço RUC 16B, localizado na Província Petrolífera de Urucu, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A autorização faz parte do Plano de Adensamento de Malha (AM-0530), um projeto que visa a perfuração de novos poços para expandir a produção de petróleo e gás natural na região.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o processo de licenciamento foi rigoroso. A Petrobras apresentou uma série de estudos técnicos detalhados, incluindo o Relatório de Controle Ambiental (RCA), análise de risco, plano de emergência e inventário florestal. Além disso, foram entregues documentos exigidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo próprio Ipaam.

“A licença para o poço RUC 16B representa mais um passo para o desenvolvimento sustentável da Província Petrolífera de Urucu, com atenção à mitigação dos impactos ambientais e em consonância com as metas nacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa”, destacou Picanço.

O novo poço terá uma área de perfuração de 3,88 hectares e integra a iniciativa Revitalização de Urucu, que busca modernizar e estender a produção na província. O campo tem sua concessão de exploração prorrogada pela ANP até 2037. José Raimundo, gerente da Gerência de Recursos Minerais (GERM) do Ipaam, informou que técnicos do órgão fizeram uma vistoria em junho de 2025 para assegurar que as estruturas da Petrobras estavam em conformidade com as normas ambientais.

Entre as atividades aprovadas para o projeto estão a supressão vegetal controlada, a instalação de estruturas de armazenamento e a perfuração do poço. O plano também prevê a reinjeção de fluidos residuais em poços já existentes e a recuperação ambiental da área após a conclusão das operações. O Ipaam reforça que fará um monitoramento contínuo das atividades.

O Ipaam também disponibiliza em seu site informações sobre os requisitos para solicitação de licenças ambientais e recebe denúncias de crimes ambientais pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), através do WhatsApp (92) 98557-9454.

Assessoria de comunicação: Rafael Seixas e Paulo Lemos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.