TRE-AM leva urnas simbólicas e desperta senso de cidadania entre moradores de rua

Mais de 50 atendimentos foram realizados na Praça da Matriz, com emissão e regularização de títulos e cadastramento biométrico

Foto: Júnior Souza/TRE-AM

O Projeto Pop Rua Jud realizou nesta terça-feira (21/10) um mutirão de serviços na Praça da Matriz, Centro de Manaus, com foco na inclusão social e no resgate da cidadania de pessoas em situação de rua. A ação, organizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ofereceu diversos serviços essenciais.

Serviços Eleitorais e importância do voto

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) foi um dos órgãos parceiros, oferecendo serviços eleitorais cruciais, como:

  • Alistamento Eleitoral
  • Regularização de Títulos
  • Cadastramento Biométrico

Mais de 50 senhas foram distribuídas, garantindo o atendimento durante toda a manhã.

A relevância da iniciativa foi sentida por quem recebeu o atendimento. Marlucian Martins, 36 anos, que estava há mais de dez anos sem votar, conseguiu emitir a segunda via do seu título e comentou: “O voto é uma opinião do que você quer, mesmo não tendo o poder.”

Para o chefe do cartório da 70ª Zona Eleitoral, Aquino Souza, a participação do TRE-AM promove dignidade.

“Participar dessa ação é promover dignidade dentro da área urbana, alcançando pessoas que, embora vivam na capital, muitas vezes não têm conhecimento sobre como acessar a Justiça Eleitoral. A presença do TRE-AM em eventos como esse é fundamental para garantir cidadania e inclusão”, afirmou.

Outra beneficiada foi a imigrante Josemara Farias de Carvalho, que vive nas ruas de Manaus: “Eu vim do Peru e vivo pelas ruas de Manaus. Vinha tentando tirar o meu título, mas não sabia onde procurar. Agora já tenho o título e todos os meus documentos.”

Pop Rua Jud e a Política Nacional

O Pop Rua Jud é uma iniciativa nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), orientada pela Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (Resolução CNJ n.º 425/2021).

O projeto visa ampliar o acesso à cidadania dessas pessoas, oferecendo atendimento prioritário e sem burocracia nos Tribunais brasileiros, o que possibilita o acesso à Justiça de forma célere, simplificada e efetiva.

Além do TJAM, Sejusc e TRE-AM, a ação na Praça da Matriz contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Defensoria Pública do Estado (DPE), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), entre outros órgãos parceiros.

Assessoria de comunicação: Aiê Mourão

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.