
Juan Carvalho e Dayane Cruz, artistas de Parintins, estão entre os dez talentos amazonenses selecionados para o projeto “Arte no Busão”. A iniciativa transforma o transporte coletivo de Manaus em uma galeria itinerante, levando a arte e as múltiplas identidades amazônicas para o cotidiano da capital.
Para Juan, essa é uma oportunidade de mostrar as diversas facetas de Parintins. “Representar Parintins no Arte no Busão é uma chance de mostrar que a cidade vai muito além do que costumam esperar. A gente carrega o boi, sim, mas carrega também outras formas de ver, sentir e criar. É bom poder ocupar a capital com o olhar de um artista do interior, mostrando uma Parintins que é viva, criativa, que não se limita aos 3 dias de festival. É uma forma de dizer que estamos presentes, e que temos outras histórias para contar”, conta o artista.
Com mais de 500 mil pessoas utilizando o transporte público diariamente, o projeto visa democratizar o acesso à arte e estimular reflexões a partir de obras que abordam identidades, cotidianos e imaginários locais.
“Como artista de rua, sei o quanto a arte é necessária e como ela cria diálogos com a sociedade no dia a dia, principalmente fora dos espaços institucionais. É na rua que encontramos as pessoas que não têm tempo ou acesso a galerias, e preencher um ônibus com arte é uma forma de se fazer presente onde o povo está”, declara Dayane sobre a importância de ocupar as ruas com arte.
Um coletivo plural e o diálogo com a cidade
Além dos parintinenses, o projeto selecionou os artistas Dani Maresia, Raquel Teixeira, Wira Tini, Denis LDO, Gabi Mescarello, Arquimago, Margem do Rio e Turenko, formando um coletivo plural em gênero, raça, orientação sexual, origem e geração. A proposta é refletir a diversidade de vivências do Amazonas, criando conexões sensíveis com o público.
“As obras vão dialogar diretamente com quem circula pela cidade. São vivências diversas do Amazonas, conversando com todas as idades, em meio a uma mistura vibrante de cores e cenários. A exposição traz um diálogo plural, que se estende também para as redes, com conteúdos produzidos por artistas selecionados e comunicadores locais”, afirma Sarah Campelo, curadora do projeto.
O “Arte no Busão” é contemplado pelo Edital PNAB/Concultura e busca parceiros para potencializar o impacto dessa ocupação artística no Amazonas.
Sobre o “Arte no Busão”
O “Arte no Busão” é uma exposição itinerante de artes visuais que utiliza ônibus do transporte público de Manaus como suporte para movimentar arte, cultura e afeto pela cidade. Criado para democratizar o acesso à arte em espaços urbanos não convencionais, o projeto visa valorizar artistas amazonenses, especialmente de grupos historicamente minorizados, e transformar o transporte coletivo em um espaço de encontro, sensibilidade e reflexão. As obras, impressas em grande formato, são aplicadas na parte traseira dos ônibus, circulando por todas as zonas da capital e alcançando milhares de pessoa











