
O projeto “Jovem em Movimento”, uma iniciativa do Grupo Aconchego em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, lança ações de acompanhamento e apoio a adolescentes em processo de desligamento de serviços de acolhimento e jovens egressos no Distrito Federal. O objetivo é garantir suporte à autonomia, inclusão social e fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários, auxiliando-os na transição para a vida adulta.
A proposta surge da constatação de que muitos adolescentes chegam aos 18 anos sem preparo adequado para a vida autônoma, enfrentando rupturas emocionais, evasão escolar, falta de suporte familiar e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. O projeto prevê oficinas de escuta, capacitação de equipes técnicas, implementação piloto de um fluxo intersetorial e a apresentação de uma proposta de política pública ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA/DF). A iniciativa mobiliza entidades como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e áreas de saúde, educação, justiça, trabalho e habitação.
Garantindo um futuro mais seguro
Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do projeto, afirma: “Ao estudar os cenários enfrentados por crianças e adolescentes em acolhimento, é possível pensar em políticas públicas mais humanas e eficazes, que não abandonem esses jovens ao completarem 18 anos. O Jovem em Movimento representa uma chance concreta de transformar trajetórias e garantir um futuro mais seguro.” A apresentação do projeto é aberta ao público, detalhando a metodologia, metas, formação de parcerias e estratégias de atuação junto à rede de proteção.
O projeto foi selecionado por meio de Edital do CONANDA/SNDCA/2024 e é baseado na experiência do Grupo Aconchego com outras iniciativas voltadas para jovens, como os projetos Pipa e Acolhimento Familiar. “Nessas vivências anteriores, identificamos muitas das necessidades deste público e, agora, todo esse repertório é importante para construirmos as proposições de políticas públicas voltadas para esses jovens e adolescentes”, explica Maria da Penha.
Participam do projeto equipes técnicas dos serviços de acolhimento do DF, Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, Vara da Infância e da Juventude, Defensoria Pública da Infância e da Adolescência, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social/GDF, Conselheiros Tutelares, CDCA/DF e outros parceiros.
Sobre o Grupo Aconchego
O Grupo Aconchego é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que atua em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional. Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília. A organização tem grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais que visam garantir o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial de transformação social e cultural.
Proativa Comunicação











