Tragédia no Paraná: oitava morte confirmada após devastação causada por tornados

Homem de 70 anos infartou diante de unidade de saúde em meio à destruição causada por ventos

Devastação em Rio Bonito do Iguaçu (PR) depois da passagem do tornado - Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo do Paraná confirmou, nesta terça-feira, 11, a oitava morte relacionada à passagem de tornados pela Região Sul do país. A vítima mais recente é José Eronides de Almeida, de 70 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu. O idoso sofreu um infarto diante do centro de saúde da cidade, logo após presenciar a destruição causada pelos ventos. O caso foi classificado como “estresse pós-trauma no contexto do tornado”.

Rio Bonito do Iguaçu, que possui cerca de 14 mil habitantes, foi a cidade mais atingida pelo fenômeno e concentra seis das oito mortes registradas no Estado. As outras duas ocorreram em Guarapuava (PR) e São José dos Ausentes (RS).

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que a equipe chegou a atender José Eronides, mas ele não resistiu. “Ele havia passado a noite vendo a devastação”, afirmou o secretário.

Situação dos feridos e novos atendimentos

Além das mortes, a Secretaria de Saúde atualizou o número de pessoas internadas para 23, sendo cinco delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O balanço de feridos cresceu ao longo da tarde com o registro de novos atendimentos em Laranjeiras do Sul.

Entre os 835 feridos contabilizados, há casos de fraturas e cirurgias complexas. O secretário Beto Preto informou que o quadro geral dos pacientes internados é estável e que a maioria deve receber alta nos próximos dias.

A secretaria notou que parte dos feridos retornou aos hospitais com infecções em pontos cirúrgicos ou machucados sofridos durante os trabalhos de reparo nas casas danificadas.

Logística de socorro

No auge do socorro às vítimas, Rio Bonito do Iguaçu chegou a receber 36 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vindas de cidades vizinhas. O município tem apenas um veículo próprio, sem médico na equipe.

A formação dos tornados

A destruição foi causada pela formação de três tornados no Paraná na sexta-feira, dia 7, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar).

  • O mais intenso atingiu Rio Bonito do Iguaçu, com ventos estimados em 330 km/h.
  • Outros dois passaram por Guarapuava e Turvo.

A formação desses tornados foi resultado da combinação de uma frente fria com um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, que provocou tempestades com granizo e descargas elétricas em toda a Região Sul do país.

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/parana-confirma-8-mortos-e-23-feridos-internados-depois-de-tornado/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.