Tradição em fúria: Boi Manaus 2025 chega com força total e promete noites inesquecíveis

Foto: Arquivo/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos), inicia oficialmente nesta quarta-feira, 8 de outubro, a programação do aguardado “Boi Manaus 2025”. O evento, que celebra a identidade e a cultura amazônica ao ritmo do boi-bumbá, terá um circuito extenso de festividades, com entrada gratuita em todas as etapas, e culminará com a grande festa no Sambódromo no final do mês.

A abertura do calendário do Boi Manaus será marcada pela tradicional Feirinha do Tururi, que acontece de 8 a 12 de outubro no estacionamento do Mirante Lúcia Almeida, no centro histórico. O espaço promete movimentar o coração da cidade com uma atmosfera de alegria, tradição e identidade, reunindo artistas, barracas de comidas típicas e artesanato. A Feirinha se consolida como o primeiro ponto de encontro entre artistas, brincantes e o público apaixonado pela cultura popular.

Destaque para as crianças

A grande novidade desta edição é o “Boizinho Manaus”, que acontecerá no dia 12 de outubro (Dia das Crianças), também no Mirante Lúcia Almeida. Criada especialmente para o público infantil e as famílias, a novidade oferece um espaço lúdico, inclusivo e repleto de encanto. Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, o projeto é uma forma de perpetuar a cultura entre as novas gerações, despertando nelas o amor e o respeito pelo boi-bumbá, um símbolo da identidade amazônica. A programação do domingo (12/10) será especial, começando mais cedo, às 17h.

Esquenta e a grande festa no Sambódromo

Após a Feirinha do Tururi, o público poderá curtir o Esquenta do Boi Manaus, que acontecerá de 15 a 19 de outubro no estacionamento do Sambódromo (Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho). O Esquenta reunirá atrações locais por cinco dias, mantendo o ritmo da celebração até a chegada dos dias oficiais do evento.

O “Boi Manaus 2025” será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Sambódromo, e promete uma edição histórica. Este ano, a festa contará com a apresentação completa dos itens oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, de Parintins, que dividirão o palco com os seis bois-bumbás de Manaus: Brilhante, Tira Prosa, Corre Campo, Clamor de Um Povo, Galante e Garanhão. Essa participação massiva dos bois de Manaus é um reconhecimento de quem faz o folclore pulsar o ano inteiro.

O “Boi Manaus 2025” reflete o empenho da prefeitura na valorização da cultura popular e na democratização do acesso à arte. É a celebração do orgulho em ser manauara, unindo gerações ao som da toada.

Confira a lista de artistas para cada dia do evento

Feirinha do Tururi – Mirante Lúcia Almeida

  • 8/10 (Quarta-feira): Todos os artistas (a partir das 19h).
  • 9/10 (Quinta-feira): Paulinho Viana/Jardel Bentes (19h); Helen Veras/Bruno Costa (20h); Mara Lima/Luanita Rangel (21h); Tony Medeiros/Carlos Batata (22h).
  • 10/10 (Sexta-feira): Luciano Araújo/Márcia Novo (19h); Edilson Santana/Júnior Paulain (20h); David Assayag & Batucada do Garantido (21h); Canto da Mata/Klinger Jr. (22h).
  • 11/10 (Sábado): Rei Azevedo/Márcio do Boi (19h); Márcia Siqueira/Ianayra /Julieta Câmara (20h); Patrick Araújo & Marujada de Guerra (21h); Sebastião Jr./Carlinhos do Boi (22h).
  • 12/10 (Domingo – Boizinho Manaus): Arlindo Neto/Grupo Kaboclos (17h); Leonardo Castelo/P.A. Chaves (18h); Edmundo Oran & Caetano Medeiros (19h); Israel Paulain & J. Paulo Farias (20h); Prince do Caprichoso/Fabiano Neves (21h).

Esquenta do Boi Manaus – Sambódromo de Manaus

  • 15/10 (Quarta-feira): Boi Clamor de Um Povo/Boi Galante (19h); Neném do Boi/Felipe Jr. (20h); Robson Jr./Alciro Neto (21h); Canto da Mata/Grupo Kaboclos (22h).
  • 16/10 (Quinta-feira): Boi Garanhão/Boi Tira Prosa (19h); Grupo Kuarup/Banda Kamayurá (20h); Arlindo Neto/Paulinho Viana (21h); Tony Medeiros/Curumins da Baixa (22h).
  • 17/10 (Sexta-feira): Boi Brilhante/Boi Corre Campo (19h); Cézar Pinheiro/Dennis Martins (20h); Grupo A Toada/Wenderson Rodrigues (21h); Leonardo Castelo/P.A. Chaves (22h); Edilson Santana/Júnior Paulain (23h).
  • 18/10 (Sábado): Patrycky Monteiro/Wilson Nobre (19h); Mara Lima/Klinger Jr. (20h); Sebastião Jr./Márcia Siqueira (21h); Prince do Caprichoso/Fabiano Neves (22h); David Assayag & Batucada do Garantido (23h).
  • 19/10 (Domingo): Toada de Roda/Adriano Aguiar (19h); Edmundo Oran/Caetano Medeiros (20h); Israel Paulain/João Paulo Farias (21h); Patrick Araújo & Marujada de Guerra (22h).

Por Jéssica Trajano/ManausCult

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.