Trabalhos de reconstrução e pavimentação da estrada do Engenho, em Itacoatiara, continuam avançando

Serviços alcançaram 30% de execução e estrada irá facilitar o escoamento da produção na região

Foto: Divulgação/Seinfra

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) progrediu com o projeto de recuperação e pavimentação da estrada do Engenho, localizada no KM 25 da estrada de Novo Remanso, na área rural de Itacoatiara (a 176 km de Manaus).

Com investimento no valor de R$ 20,5 milhões e 30% de avanço, a obra contempla serviços de terraplenagem; pavimentação; drenagem e sinalização horizontal e vertical ao longo dos 16,15 quilômetros de extensão da estrada, que interliga a Vila do Engenho ao distrito de Novo Remanso, bem como à sede de Itacoatiara e à capital amazonense, por meio da rodovia AM-010.

Quando concluída, a estrada do Engenho terá uma plataforma de seis metros e pista com pavimento flexível de cinco centímetros de espessura, e 1 metro de acostamento para cada lado, visando garantir a segurança de motoristas e pedestres, além de contribuir com a melhoria da mobilidade urbana no estado.

Os serviços executados na via, seguem um padrão rodoviário, incluindo urbanização com calçada e implantação de rampa de acesso para cadeirantes.

Para garantir a segurança dos condutores, a sinalização contará com pinturas de faixas, setas e zebrados, placas de advertência e defensas maleáveis e tachas refletivas.

Serviços em andamento

Nesta etapa, estão em andamento os serviços de terraplenagem e pavimentação, com construção de sub-base, base, imprimação e aplicação da primeira capa asfáltica. Já foram executados seis quilômetros de concreto asfáltico.

Estão sendo realizados ainda os trabalhos de drenagem profunda, com meio-fio, sarjeta, entrada para descida d’água e dissipadores de energia.

A sinalização, que será realizada na fase final da obra, contemplará pintura de faixas, setas e zebrados, placas de advertência e defensas maleáveis, dentre outros itens.

Benefícios

Amplamente conhecida pela produção de abacaxi, maracujá, mamão e cupuaçu, além de suas belezas naturais, como o Lago do Engenho e o Paraná da Eva, a Vila do Engenho é de grande importância para o crescimento econômico do município de Itacoatiara.

Além do incentivo ao turismo, a nova estrada permitirá uma maior facilidade no escoamento agrícola da região, através de uma via moderna e que está sendo construída para atender a comunidade.

O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou a importância de obras de mobilidade para o desenvolvimento socioeconômico da população.

“Nós estamos facilitando a circulação de riquezas com o escoamento da produção rural, ao mesmo tempo em que incentivamos o turismo nestas comunidades, aumentando as oportunidades de emprego e renda. Isso é muito importante para o desenvolvimento de cada lugar e permite que todos possam usufruir dessas melhorias executadas pelo Governo do Estado”, reforçou Carlos Henrique.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.