Trabalho, dignidade e recomeços: o projeto que transformou Manaus

Foto: Divulgação

A Visão Mundial celebrou os seis anos do projeto Ven, Tú Puedes!, voltado para a inclusão produtiva de migrantes e refugiados no Brasil. Durante um evento em São Paulo, que marcou a terceira edição do Selo Empresa Amiga do Migrante, a ONG divulgou que 397 migrantes venezuelanos foram inseridos no mercado de trabalho formal somente em Manaus.

O evento, realizado na última quarta-feira (3) no espaço Roca Gallery, em São Paulo, reuniu empresas e instituições ligadas à causa migratória para reconhecer as organizações parceiras e apresentar os resultados expressivos do projeto.

Transformação social e compromisso empresarial

Angela Karinne Mota, gerente nacional do projeto, destacou a importância da iniciativa para a transformação social e o incentivo à participação do setor privado na geração de empregos.

“Orientamos as empresas e mostramos que não há qualquer problema em contratar um migrante. Pelo contrário: é promover diversidade, inclusão e contribuir para os compromissos do Pacto Global da ONU”, afirmou.

Ela ressaltou que a inclusão resulta em garantia de alimentação, moradia e novas oportunidades, transformando as vidas de muitas famílias.

O impacto do Ven, Tú Puedes! em números

Desde a sua criação em 2019, o Ven, Tú Puedes! (VTP) já impactou mais de 37 mil migrantes e refugiados nos estados do Amazonas, Roraima e São Paulo. Além da inserção no emprego formal, o projeto oferece serviços de orientação e capacitação profissional:

  • Atendimentos realizados:568
  • Currículos elaborados:530
  • Certificados em Empreendedorismo:392
  • Participantes formados (Metodologia GOLD/Jornada Empreendedora): 723

As ações de sensibilização também mobilizaram 93 empresas e 3.579 atores locais, e 6.066 pessoas participaram de sessões informativas sobre trabalho, direitos humanos e proteção.

Lançamento de livro registra cinco anos de trajetória

Para celebrar e registrar os principais avanços, a Visão Mundial lançou durante a cerimônia o livro “Ven, Tú Puedes! (VTP) — 5 anos integrando migrantes e refugiados no Brasil – Histórias e Resultados Transformadores”.

A obra de 119 páginas detalha a trajetória, sistemática de execução, impactos e resultados do projeto, que é considerado um dos mais relevantes para a acolhida e inclusão de refugiados e migrantes no país, com foco na população venezuelana. O livro está disponível gratuitamente em formato digital no site da Visão Mundial.

Empresas parceiras são certificadas pelo Selo Amiga do Migrante

Nesta edição, 13 empresas nacionais e internacionais foram certificadas pelo Selo Empresa Amiga do Migrante, reconhecendo o compromisso em inserir quase 4 mil migrantes e refugiados venezuelanos no mercado de trabalho entre outubro de 2024 e novembro de 2025. O Selo valoriza organizações que ampliam a oferta de vagas, investem em capacitação e promovem ambientes de trabalho inclusivos.

  • Amazonas:
    • Ouro: Direcional Engenharia
    • Prata: Hotel Mercure (Rede Accor)
    • RH/Diversidade: Betel Serviços RH
  • Roraima (Categoria Destaque):
    • GTFoods Group
    • Marfrig Global Foods
  • São Paulo:
    • Ouro: Direcional Engenharia, SPDM
    • Prata: Coca-Cola FEMSA Brasil, ADP, Noah Gastronomia, AkzoNobel
    • Destaque: Instituto Guima, FriGol S.A.
  • Nova Categoria: Parceiro Amigo do Migrante — RH/Diversidade

A Betel Serviços RH, que possui filial em Manaus, celebrou a conquista. A analista de Recursos Humanos da empresa, Juliana Pereira, destacou:

“Vejo essa iniciativa como uma grande oportunidade, tanto para a Betel quanto para os migrantes que não tiveram chances em seus países. É uma forma de abrir portas, promover crescimento mútuo e dar visibilidade a uma ação tão linda, que ajuda pessoas a reconstruírem suas vidas”.

Sobre o projeto

O Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, o projeto tem como objetivo principal promover a integração segura e a inclusão produtiva de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.

Assessoria de comunicação: Andréia Leite

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.