Trabalhadores de Alvarães já podem solicitar FGTS por calamidade

Trabalhadores do município podem enviar a documentação para liberação dos valores pelo aplicativo FGTS

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os trabalhadores do município de Alvarães, no Amazonas, afetados pelas recentes inundações, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação pode ser solicitada diretamente à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.

Moradores dos endereços identificados pela Defesa Civil do município têm até o dia 16 de outubro para realizar a solicitação.

Condições para o Saque

Para ter direito ao saque, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado outro saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta do trabalhador.

A solicitação é feita de forma totalmente digital, fácil e rápida, pelo Aplicativo FGTS, sem a necessidade de ir a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA (incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem) ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais (Android e iOS).

Confira o passo a passo para solicitar o saque por calamidade:

  1. Baixe o App FGTS e faça seu cadastro.
  2. Na tela inicial, selecione a opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou vá no menu inferior em “Saques” e escolha “Solicitar saque”.
  3. Clique em “Calamidade pública”.
  4. Informe o nome do município e selecione-o na lista.
  5. Selecione o tipo do comprovante de endereço e digite o CEP e o número da sua residência.
  6. Envie os seguintes documentos:
    • Foto do seu documento de identidade (frente e verso).
    • Comprovante de residência em seu nome, emitido em até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  7. Selecione a opção para creditar o valor em sua conta (CAIXA ou outro banco) e finalize a solicitação.

Documentação Necessária

Para agilizar o processo, tenha em mãos os seguintes documentos (fotos nítidas):

  • Carteira de Identidade: Também são aceitos CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e passaporte. É necessário o envio da frente e do verso.
  • Selfie: Uma foto do seu rosto segurando o mesmo documento de identificação usado.
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: Contas de consumo (luz, água, telefone, gás), fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros, emitidos em até 120 dias antes da decretação de calamidade.
    • Se não tiver comprovante em seu nome:
      • Apresente uma declaração da prefeitura atestando que você reside na área afetada.
      • Ou apresente uma declaração própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento e endereço residencial completo (incluindo CEP). Essas informações serão verificadas pela CAIXA nos cadastros oficiais do Governo Federal.
    • Se o comprovante estiver em nome de cônjuge ou companheiro(a): Apresente a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.

Para mais informações e a relação completa dos municípios habilitados, consulte o site oficial da CAIXA ou o App FGTS.

Assessoria de comunicação da CAIXA

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