
De dezembro de 2023 a junho deste ano, o aplicativo Telestomatologia ajudou a identificar 37 casos suspeitos de câncer bucal no Amazonas.
A Telessaúde, um programa do governo federal, inclui a tecnologia. Ela foi usada pela Secretaria de Estado de Saúde no final do ano passado. O aplicativo, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Ministério da Saúde, já está disponível em seis municípios do Amazonas: Manaus, Manicoré, Coari, Lábrea, Fonte Boa e Urucará.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a tecnologia foi adotada pela SES-AM, dentro do Programa Saúde Amazonas, pois trata-se de uma inovação que ajuda a ampliar o acesso da população aos serviços. “O aplicativo permite que os municípios se se comuniquem com consultores especialistas,enviando os casos que acompanham, acelerando o diagnóstico e permitindo o tratamento de lesões malignas em estágios iniciais. Com isso, evitamos que a doença avance para estágios mais graves”, destaca.
Ao aderir ao aplicativo, o Governo do Amazonas promoveu o treinamento no uso da tecnologia para 38 coordenadores municipais de saúde bucal. “Foi realizado um workshop de capacitação com as equipes, durante o qual foi reforçada a importância do monitoramento e avaliação das ações em saúde nas cidades.