Tecnologia em ação: projeto leva robótica a alunos da rede pública de Manaus

Iniciativa trouxe fundamentos de robótica e desafios criativos para alunos da rede pública – Foto: Divulgação

Um projeto extracurricular focado em tecnologia e inovação levou o ensino de robótica a alunos da rede pública de Manaus, no Amazonas. A iniciativa, batizada de Robótica nas Escolas, beneficiou 295 estudantes a partir do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Os alunos participaram de atividades práticas que combinaram o uso de componentes elétricos, eletrônicos e materiais reaproveitados para a solução de problemas.

Estrutura e objetivos

O projeto foi desenvolvido pela NTICS Projetos, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e patrocínio da Whirlpool Corporation (dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil).

O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, focando em:

  • Educação de Qualidade (ODS 4)
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9)
  • Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12)

Ao longo das atividades, os estudantes aprenderam fundamentos de robótica e participaram de desafios criativos, estimulando o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a consciência ambiental.

Investimento no futuro da Amazônia

A chegada do projeto a Manaus é vista como um passo estratégico para o futuro da inovação no país.

“O talento não tem CEP, e o futuro do Brasil depende de nossa capacidade de encontrá-lo e nutri-lo em cada canto do país. Levar o projeto a Manaus é um passo estratégico para garantir que a fronteira da inovação avance de forma inclusiva e federativa. Ao acender a centelha da tecnologia no coração da Amazônia, não apenas cumprimos nosso papel social, mas também investimos no capital humano”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor Jurídico e de Relações Governamentais América Latina na Whirlpool Corporation.

Assessoria de comunicação: Caroline Vaz

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.