
A Fama Indústria e Serviços de Suporte Técnico Ltda. – Fama Tech, com atuação no Polo Industrial de Manaus (PIM), alcança um marco significativo em sua trajetória de 10 anos ao ser credenciada pelo Ministério da Defesa (MD) como Empresa Estratégica de Defesa (EED). A homologação, publicada na Portaria GM-MD Nº 4.430, de 30 de setembro de 2025, insere a companhia amazonense em um seleto grupo de 20 empresas brasileiras consideradas essenciais para o setor.
O reconhecimento eleva a Fama Tech a um patamar de importância fundamental para a segurança e defesa nacional, destacando o papel crescente da Base Industrial de Defesa (BID) na região amazônica e a capacidade de inovação tecnológica do PIM.
Além do credenciamento como EED, a Fama Tech também teve quatro de seus produtos homologados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED), conforme a Portaria GM-MD Nº 4.428, também de 30 de setembro de 2025.
A classificação como EED é concedida a pessoas jurídicas credenciadas pelo Ministério da Defesa que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento, industrialização e prestação de serviços relacionados a Produtos de Defesa, sendo consideradas cruciais para a segurança nacional e o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.
Para o país, a existência de Empresas Estratégicas de Defesa nacionais, como a Fama Tech, é vital para a preservação da soberania, diminuindo a dependência de tecnologias estrangeiras em áreas sensíveis. Isso garante que o Brasil tenha controle sobre seus sistemas de segurança e defesa, mitigando riscos de vulnerabilidades tecnológicas ou restrições geopolíticas.
A Fama Tech, que pertence ao mesmo grupo da escola Q3 Qualidade, celebra o marco de sua homologação exatamente em seu décimo aniversário, coroando uma década de investimento em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento (P&D) na Amazônia.
“Ser reconhecido como Empresa Estratégica de Defesa é mais do que um selo, é a validação de que o investimento em engenharia e inovação feito aqui, no coração da Amazônia, está gerando soluções críticas para a soberania e segurança do nosso país. Celebramos 10 anos com a certeza de que a tecnologia desenvolvida em Manaus tem impacto direto na proteção e no futuro estratégico do Brasil”, destacou Alexandro da Silva, CEO da Fama Tech.
Na avaliação do executivo, a inserção da Fama Tech no cenário da Base Industrial de Defesa sinaliza um potencial de diversificação econômica e de geração de empregos altamente qualificados no Polo Industrial de Manaus, consolidando a região como um polo de excelência em tecnologia de defesa e segurança.
Três Comunicação e Marketing