Tecnologia amazonense ganha visibilidade nacional com avanços da Cigás

Em São paulo, Companhia abordou sobre os avanços em automação no seu Centro de Controle Operacional

Centro de Controle Operacional da Cigás impressiona especialistas em simpósio técnico - Foto: Divulgação/Cigás

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) foi destaque no Simpósio ISA São Paulo Section: Automação em Óleo, Gás e Biocombustíveis, nos dias 22 e 23 de maio, na sede do Senai de São Caetano do Sul.  Na palestra de encerramento, a concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural do Amazonas apresentou os avanços em transformação digital na automação de seu Centro de Controle Operacional (CCO).

Promovido pela ISA São Paulo Section, o evento reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor de automação industrial com o objetivo de discutir tecnologias inovadoras e as principais tendências que estão transformando a indústria petroquímica. A concessionária participou do evento com a palestra intitulada “Transformação Digital: Implementação da ISA-101 e Inovações Tecnológicas do Centro de Controle Operacional (CCO) da Cigás”.

Em sua apresentação, o representante da Companhia, Edmo Oliveira Júnior, que é especialista em Automação, explicou sobre o uso de softwares avançados no monitoramento da rede de distribuição de gás natural (RDGN), das Estações de Medição e Regulagem de Pressão (EMRP) e outras funcionalidades integradas ao CCO da Cigás.

Entre os aspectos apresentados, destacam-se a adoção de um historiador robusto, que permite o armazenamento permanente das variáveis do processo, possibilitando consultas precisas, e que apoia análises de consumo e o monitoramento do comportamento do sistema. O especialista enfatizou que toda essa estrutura tecnológica é baseada em padrões e normativos internacionais.

Na oportunidade, foi abordado também sobre outras ferramentas tecnológicas usadas no processo de manutenção dos ativos da Companhia, entre as quais, o Tachão Inteligente, sistema voltado à segurança e à integridade física da rede de gasodutos. Por meio da leitura de um QR Code gravado em uma placa de inox, que é a base do tachão, técnicos da Companhia têm acesso imediato a informações detalhadas sobre a rede instalada no local, como a localização dos dutos e suas especificações técnicas.

Outra tecnologia evidenciada foi o Adesivo de Sinalização, que consiste em adesivos de material termoplástico aplicados no asfalto das ruas de Manaus, marcando a localização exata dos dutos de gás natural subterrâneos. Essa sinalização proporciona mais clareza e possui como outra grande vantagem a durabilidade nas vias da cidade.

Edmo Nascimento destacou a importância da participação da Cigás no evento. “Esse foi o primeiro Simpósio de Automação voltado especificamente para o mercado de Óleo, Gás e Biocombustíveis, então, pudemos demonstrar o que há de mais avançado na Cigás”, afirmou o especialista.

Segundo ele, o público, formado por diretores, professores, alunos e profissionais, era bastante técnico e a receptividade foi muito grande. “Eles ficaram admirados com a maturidade do planejamento de padronização da Companhia, muitos querendo saber as dificuldades, como foi planejado, como foi desenvolvido, foi uma honra ter esse reconhecimento”, comentou.

Sobre o evento

O Simpósio ISA São Paulo Section: Automação em Óleo, Gás e Biocombustíveis foi realizado nos dias 22 e 23 de maio, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Caetano do Sul, em São Paulo (SP). Além das palestras técnicas e painéis temáticos, o simpósio ofereceu um espaço de interação entre profissionais e empresas, incluindo visita ao OpenLAB 4.0, ambiente que simula aplicações da Indústria 4.0 com tecnologias como realidade aumentada, sistemas inteligentes e robótica autônoma.

Assessoria de Comunicação: Lisângela Costa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.