
A maior rede de lavanderias do Brasil, a 5àsec, parte do Grupo FROTH e que conta com mais de 580 operações em todo o país, vem se consolidando como referência em sustentabilidade no setor de franchising. Reconhecida pela responsabilidade socioambiental, a marca adota práticas que beneficiam o meio ambiente, os consumidores, franqueados e toda a cadeia de fornecedores diretos e indiretos. Um dos diferenciais está no uso de produtos biodegradáveis e em processos que evitam a poluição de nascentes e rios.
Outra frente está relacionada à eficiência dos maquinários tecnológicos, equipados com sistemas inteligentes de filtragem e reaproveitamento de água, que garante uma economia superior a 80 litros de água potável por ciclo de limpeza com 30 peças. Fazendo um comparativo com lavanderias tradicionais, a economia chega a 15%.
De acordo com o fundador e CEO do Grupo FROTH, Fábio Roth, o consumidor também sente os reflexos no bolso, pois há uma redução em gastos com energia elétrica, água e produtos de limpeza, que podem chegar a 30% mensalmente. Além disso, os processos de limpeza profissional contribuem para aumentar a vida útil das roupas, revitalizando fibras têxteis e incentivando a economia circular.
As iniciativas sustentáveis da 5àsec vão além dos serviços. Entre as ações em destaque está a substituição de sacolas plásticas convencionais por versões compostáveis, feitas a partir de cana-de-açúcar, e a criação de ecobags produzidas com garrafas PET recicladas. Só em 2023 e 2025, foram comercializadas mais de 23 mil unidades, o que representa a retirada de 450 toneladas de plástico da natureza. No mesmo período, mais de 85 mil sacos plásticos deixaram de circular, sendo substituídos por embalagens biodegradáveis.
Esse conjunto de práticas rendeu à 5àsec o prêmio ABF Destaque Franchising em 2023, na categoria Sustentabilidade. O reconhecimento da ABF (Associação Brasileira de Franchising) reforça a relevância do case de substituição das sacolas e da iniciativa promovida pela marca de reflorestamento na bacia do Rio São Francisco, que resultou na retirada de mais de 570 toneladas de CO₂ da atmosfera.
Outro exemplo dentro do Grupo FROTH é a LavPop, com uma atuação 100% focada em autosserviço e com 100 unidades no Brasil. A marca se diferencia ao adotar práticas eco-friendly nos processos. Produtos químicos biodegradáveis são utilizados para evitar a contaminação de fontes hídricas, e o consumo de água e energia é até 30% menor em comparação aos métodos tradicionais de lavagem residencial. “Para os franqueados, as medidas representam um alinhamento às diretrizes ESG e uma forma de agregar valor ao negócio, visando atender à demanda crescente por consumo consciente. Já para os clientes, o benefício vai além da comodidade, já que a escolha por lavanderias ecológicas significa economia, maior durabilidade das peças e a certeza de estar contribuindo com práticas de menor impacto ambiental. A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos do Grupo FROTH, por isso, buscamos constantemente inovar com propósito e promover impactos positivos na sociedade e no planeta”, finaliza Fábio Roth.
Sobre a 5àsec
Especialista no tratamento de roupas do dia a dia, peças exclusivas, tênis, cortinas, tapetes, estofados, pelúcias e travesseiros por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia e exclusivos em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva o efeito da passadoria por mais tempo; a impermeabilização, que evita a fixação de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 580 pontos de venda em todo o território brasileiro.
Sobre a LavPop
A LavPop by 5àsec, lançada em 2022, é a marca de lavanderia autosserviço do Grupo FRoth, líder no setor de lavanderias. Desde sua criação, a LavPop tem expandido rapidamente a presença da rede no mercado brasileiro, oferecendo uma alternativa democrática e acessível para o cuidado com as roupas. A marca utiliza o know-how da 5àsec, adaptado ao setor de autosserviço, que vem ganhando destaque no Brasil. Assim, a franquia possui um sistema exclusivo com tecnologia própria que aumenta a eficiência na limpeza e conservação das roupas processadas. Utilizando produtos exclusivos produzidos com a mais alta tecnologia do setor, os serviços oferecem eficácia e eficiência superiores, diferenciando-se no mercado mundial. Atualmente, são 100 lojas em todo o Brasil.
DFREIRE Comunicação e Negócios