
Com a aproximação das festas de Natal e Ano Novo, o setor supermercadista projeta um encerramento de ano aquecido em 2025. Um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) aponta que o consumo das famílias deve crescer, em média, 15% durante o período festivo. A combinação entre o reforço na renda e a antecipação das compras criou um cenário favorável para o varejo alimentar em todo o país.
No entanto, o consumidor deve preparar o bolso. A ABRAS indica que os preços da cesta natalina estão 3,5% mais altos do que em 2024. A alta é influenciada principalmente pelas proteínas típicas da época, como peru, tender, chester e cortes especiais, que registram um aumento médio de 5,8%.
Segundo o vice-presidente da entidade, Marcio Milan, esse movimento de preços é natural para o período.
“São produtos altamente sazonais, com demanda mais pressionada, custos logísticos maiores e dependência do câmbio em alguns casos. Por isso, mesmo em um ambiente de alívio nos preços da alimentação geral, é comum que chester, peru, tender e cortes especiais registrem aumentos acima da média”, explica Milan.
Na contramão das carnes, uma boa notícia para o consumidor é o preço do azeite. O produto deve chegar às prateleiras mais barato neste fim de ano, com uma queda média de 18% no valor, impulsionada pela extinção da tarifa de importação em 2025.
Movimentação em Manaus
Em Manaus, o reflexo desse otimismo já é visível. A Rede de Supermercados Super Nova registra uma movimentação antecipada de clientes em busca dos itens tradicionais para as ceias.
A rede reforçou o abastecimento de todos os setores para atender ao aumento de demanda observado já nas primeiras semanas de dezembro. Entre os itens mais procurados e já disponíveis nas gôndolas estão as sidras, caixas de bombons especiais, aves natalinas, lombo temperado e o tender (nas versões tradicional e ao vinho branco).
A cofundadora do Super Nova, Elisama Brito, destaca que o planejamento estratégico para o período começa cedo para evitar rupturas no estoque.
“A preparação para o fim de ano acontece de forma antecipada porque sabemos que o fluxo de clientes cresce bastante. Nosso objetivo é garantir variedade e disponibilidade. Mesmo faltando pouco mais de duas semanas para o Natal e o Ano Novo, muitos consumidores já iniciam as pesquisas para definir o que levar para as ceias e confraternizações, e queremos estar prontos para atendê-los”, afirma a empresária.
Produção própria e experiência personalizada
Além de garantir o estoque das grandes marcas industriais, o Super Nova decidiu inovar em 2025 ampliando sua produção interna. A rede lançou uma linha de panetones e chocotones de fabricação própria, com embalagens personalizadas com a temática natalina.
A iniciativa visa oferecer um produto diferenciado, fresco e com apelo visual, servindo não apenas para consumo próprio, mas também como opção de presente.
“O panetone é um dos produtos mais procurados no Natal e, como sempre fazemos em datas especiais, nossa panificadora desenvolveu versões próprias, saborosas e com embalagens exclusivas. Pensamos em algo bonito, acessível e que também pudesse se tornar uma opção de presente rápida. Assim, quem vier ao supermercado na correria já encontra uma alternativa prática, com preço justo e apresentação especial”, destaca Brito.
PLOW COMUNICAÇÃO











