
Foto: Rosângela Alanís/Suframa
“Redes Colaborativas e o Uso de Dados na Gestão do Turismo Brasileiro” é o tema central do 9º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) 2025. O evento, que começou na quarta-feira (25) e será encerrado neste sábado (28) em Blumenau, Santa Catarina, conta com a participação de observatórios de turismo de todo o país. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) integra a rede interinstitucional do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Com o objetivo de compartilhar conhecimentos, metodologias e experiências para aprimorar a coleta e análise de dados no setor turístico, o Encontro da RBOT apresenta uma extensa programação, incluindo mesas-redondas com pesquisadores representantes dos observatórios participantes.
RBOT Cresce e Fortalece o Turismo
A presidente da RBOT, Giovana Tavares, do Observatório de Turismo do Estado de Goiás, destacou a trajetória da Rede, criada há cinco anos e que vem ganhando novas adesões a cada ano. “Iniciamos em 2017 com 10 observatórios, e hoje somos mais de 70, de todas as regiões do país”, conta Giovana. Ela acrescenta que o trabalho em rede colaborativa é fundamental para as pesquisas relacionadas às atividades turísticas em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Durante o Encontro, foram apresentadas duas propostas de pesquisa em rede para serem realizadas em 2025 e 2026: “Felicidade Interna Bruta (FIB) no Turismo” e “Cicloturistas do Brasil 2025”. A programação também incluiu a realização de cinco painéis que abordaram os temas:
- “Conexões que Marcam – Linha do Tempo dos Dados na Gestão do Turismo Brasileiro”
- “Redes Colaborativas e a Criação de um Ecossistema de Aprendizado Contínuo”
- “Soluções Inteligentes e Inovadoras Voltadas às Necessidades dos Observatórios”
- “Apresentação da Pesquisa em Rede: “Intersecção entre Cultura e Turismo: Um Estudo sobre o Turismo Cultural em Eventos Regionais”
- “Observatórios de Turismo – Experiências e Boas Práticas de Pesquisa”
A programação também incluiu visitas técnicas à fábrica têxtil da Karsten, à malharia Hering e à cristais Mozart.
Contribuição da Suframa e Presença da Amazônia
De acordo com Rosângela Alanís, técnica da Secretaria Adjunta Executiva (SAE), que representou a Suframa no evento, a autarquia atua na Rede de Observatórios, bem como no Conselho Nacional de Turismo e demais fóruns de Turismo para os quais é convidada a participar. O objetivo é contribuir com estudos e a formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento regional.
Amazônia Recebe Evento Novamente em 2026
A próxima edição do Encontro Nacional da RBOT ocorrerá pela segunda vez na Amazônia. No ano passado, o evento foi realizado em Manaus e, em 2026, será em Macapá, no Amapá. “Ficamos felizes em saber da escolha, que demonstra o interesse dos participantes pela nossa região”, afirmou a professora Márcia Raquel Cavalcante, coordenadora do Observatório de Turismo da UEA.
Para Sandro Belo, coordenador do Observatório de Turismo do Amapá, “será uma honra para o seu Estado recepcionar este evento, que reúne pesquisadores que trabalham de forma colaborativa e são referência no que se refere à pesquisa relacionada ao turismo no Brasil”, destacou.











