Suframa apresenta vantagens da Zona Franca de Manaus na Eletrolar Show 2025

Bosco Saraiva destaca incentivos e sustentabilidade da ZFM em evento nacional - Foto: Layanne Raquel /Suframa

Os benefícios fiscais, a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e outras vantagens de investir na Zona Franca de Manaus (ZFM) foram temas centrais nas “rodas de conversas” nos estandes da Eletrolar Show 2025. O evento teve sua abertura na tarde e noite de segunda-feira (23) no Distrito Anhembi, em São Paulo. Acompanhado de sua equipe técnica, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, foi recebido por empresários interessados em conhecer mais sobre o modelo e os caminhos para possíveis investimentos na região.

Essa missão é vista como uma oportunidade não só para fortalecer parcerias com entidades representativas do setor eletroeletrônico, mas também para atrair empresas, tornar a Zona Franca de Manaus mais conhecida e mostrar os impactos positivos que ela gera em termos de renda e emprego para os estados da Amazônia Ocidental e Amapá.

Após visitar os expositores da Mondial e da Aiwa, e combinar uma visita à China no segundo semestre deste ano, alinhada por meio de uma conversa com o diretor-geral da Xiaomi e Honor no Brasil, Paulo Xu, Bosco Saraiva e equipe se reuniram com representantes da Fischer do Brasil, dos Irmãos Fischer S.A. Indústria e Comércio.

O anfitrião Edemar Fischer fez uma breve explanação sobre a atuação da empresa, cuja sede é na cidade de Brusque (SC), na produção de fogões, fornos, churrasqueiras e outros produtos. Em seguida, o superintendente Bosco Saraiva fez uma explicação bastante didática sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus. A conversa abordou temas como logística, incentivos fiscais, Processo Produtivo Básico (PPB), lotes de terrenos disponibilizados dentro do próprio Polo Industrial de Manaus (PIM) e, principalmente, a marca “Amazônia”. Esta última tem sido tratada como uma bandeira pela Suframa, para que o mundo volte as atenções para o desenvolvimento sustentável da região.

“O entendimento é simples: comprando um produto que é fabricado na Zona Franca de Manaus, na Amazônia, a pessoa ou empreendimento dá a sua parcela de colaboração para a preservação da floresta”, sintetizou o superintendente, acompanhado do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira.

Mais tarde, a comitiva da Suframa reuniu-se com o diretor-geral da Roadstar Power of Sound, Denir Gonçalves, e com o CEO da organização, Ali Draw. A empresa, que completará 60 anos em janeiro de 2026, também demonstrou interesse em obter informações concretas sobre a Zona Franca.

Ao final da agenda, Bosco Saraiva fez um convite especial para que, tanto o CEO da Eletrolar Show, Carlos Clur, quanto o apresentador de televisão Celso Portiolli visitem Manaus e conheçam o Polo Industrial de Manaus. A estratégia de marketing recebeu sinal positivo dos anfitriões da Feira.

Estande

Somado à prospecção ativa junto aos expositores, no estande de número A55 o superintendente conversou com a equipe da Suframa e também prestou alguns atendimentos ao público, munido de material informativo (folders) e vídeos institucionais apresentados como apoio durante toda a programação.

Até Quinta-feira

A Eletrolar Show 2025 prossegue até quinta-feira (26), com uma vasta exposição e o objetivo de aproximar a indústria e o varejo de todos os portes, fixar marcas, estreitar relacionamentos, eliminar barreiras comerciais e gerar parcerias e bons negócios.

Por Isaac Júnior

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.