
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está intensificando o policiamento nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), localizadas às margens do Rio Negro, na área rural de Manaus. Coordenada pela SSP-AM e executada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a ação visa garantir segurança constante em regiões de difícil acesso.
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, explicou que o reforço é uma determinação do governador Wilson Lima para um trabalho especial na RDS.
“Iniciamos um trabalho de policiamento onde as lanchas fazem o policiamento 24 horas, atendendo quase 40 comunidades e quase 10 mil pessoas”, afirmou Almeida.
O líder comunitário Daniel Araújo, da comunidade Bela Vista do Jaraqui, destacou o impacto positivo da presença policial:
“É um patrulhamento que fica de forma efetiva em pontos estratégicos das comunidades, protegendo o território e trazendo uma sensação de segurança para as comunidades, além da questão do turismo que move a economia local,” declarou Araújo. Ele agradeceu o empenho do Governo do Estado em manter a patrulha nas comunidades ribeirinhas.
Atuação imediata em caso de abuso sexual
A eficácia do novo policiamento foi demonstrada durante um mutirão de entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizado na quarta-feira (08/10), quando uma denúncia grave levou a uma prisão imediata.
Uma moradora procurou a equipe da SSP-AM e relatou que sua filha de 14 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), havia sido vítima de abuso sexual cometido pelo próprio tio, na noite de domingo (05/10).
O instrutor do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac) da SSP-AM, João Ricardo, explicou a sequência dos fatos:
“Estivemos aqui nesta comunidade em pouco mais de 40 dias realizando uma palestra sobre crimes sexuais e essa garota assistiu. Quando foi hoje, a vítima soube que estávamos de volta e resolveu contar a situação para sua mãe que nos procurou.”
Diante da denúncia, a equipe acionou imediatamente os policiais que atuam na RDS, que foram ao local e efetuaram a prisão do agressor. O homem foi detido e encaminhado para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Ações de cidadania nas comunidades

Além do patrulhamento, a SSP-AM, por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), seguiu com a entrega de Carteiras de Identidade Nacional (CIN), beneficiando as comunidades de Bela Vista do Jaraqui, Santa Maria e Nova Canaã.
A pescadora Marlene Gomes expressou sua satisfação: “Estou muito feliz, quero agradecer à Secretaria de Segurança que veio à nossa comunidade entregar a carteira, porque é muito difícil nos deslocar daqui da comunidade para ir em Manaus. Muito obrigada a todos da equipe.”
O agricultor Antônio Oliveira também ressaltou sua gratidão: “Agradeço muito ao governo e à secretaria, que vieram até aqui na comunidade fazer essa entrega para nós ribeirinhos.”
