
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) acaba de anunciar o lançamento do Luz Amazônia IV. Se trata de uma nova lancha que ampliará significativamente o alcance do projeto Luz na Amazônia, especialmente na região do Pará. O novo equipamento foi doado por organizações estrangeiras que tem parceria com a SBB.
A lancha tem capacidade para 16 pessoas e permitirá o acesso a comunidades ribeirinhas localizadas em igarapés e áreas de difícil navegação, onde o tradicional barco do projeto não consegue chegar. Além de alcançar novos locais, a embarcação proporcionará um custo de operação mais baixo e maior mobilidade.
“Essa lancha é um braço do projeto Luz na Amazônia. Com ela, ganhamos agilidade, podemos visitar mais comunidades ao mesmo tempo e realizar ações com menor custo operacional”, explica Emilene Araujo, Gerente de Projetos Sociais da SBB. Dessa forma, mais pessoas serão beneficiadas com os projetos bíblicos de impacto social.
Mais acessibilidade e novos grupos de audição
Para contribuir com o projeto, a organização A Fé vem pelo ouvir fortaleceu a parceria principalmente por meio da doação dos aparelhos Proclaimer, que permitem a escuta da Bíblia em áudio em grupo. Segundo Emilene Araújo, “já foram doados mais de mil Proclaimers e existem atualmente mais de 150 grupos de audição formados nas comunidades amazônicas.”
Com a nova embarcação, a expectativa é criar ainda mais grupos de audição, beneficiando diretamente 40 ilhas até 2028. Além da Bíblia em áudio, a SBB também irá distribuir Bíblias impressas e porções bíblicas para os participantes dos grupos.
“Nas rodas de escuta, não se trata apenas de ouvir. As pessoas compartilham o que entenderam, dialogam, e isso fortalece a vivência comunitária em torno da Palavra de Deus”, destaca Emilene.
Viagem inaugural e formação de voluntários
A inauguração Luz na Amazônia IV está prevista para o dia 03 de outubro. Durante a primeira viagem, a SBB formará novos grupos de audição e realizará atividades de atendimento socioassistenciais as famílias.
Além disso, a campanha prevê a formação de voluntários responsáveis pelas ilhas atendidas, que serão capacitados para liderar os grupos e continuar o trabalho de forma contínua. Em setembro, haverá um treinamento especial em Belém, oferecido pela organização A Fé vem pelo ouvir, com o objetivo de reciclar e orientar a equipe sobre a formação de grupos e a utilização dos aparelhos Proclaimer.
Integração com o projeto Luz na Amazônia
O Luz na Amazônia IV é uma extensão do projeto Luz na Amazônia e atuará de forma integrada com o barco já utilizado na região. “Agora teremos a possibilidade de realizar ações simultâneas em diferentes comunidades, ampliando ainda mais o alcance do projeto com muito mais flexibilidade e economia”, conclui Emilene.
Além das audições, o projeto também inclui a exibição do filme Jesus, com equipamentos portáteis movidos a energia solar, especialmente adaptados para as condições locais.
Sobre a Sociedade Bíblica do Brasil
Fundada em 1948, a SBB é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, com missão assistencial e cultural. Sua missão é “Semear a Palavra que Transforma Vidas”, por meio da tradução, produção e distribuição da Bíblia Sagrada, além do desenvolvimento de programas sociais para populações em situação de risco e vulnerabilidade.











