
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta sexta-feira, 24 de outubro, a 5ª edição do programa “Manaus Cidadã”. A ação, que faz parte do guarda-chuva “Manaus por Você”, aconteceu pela primeira vez no Centro da cidade, na Galeria dos Remédios, e reforçou a estratégia municipal de descentralizar os serviços públicos e promover a inclusão social.
O programa alcançou um grande sucesso em sua estreia no centro histórico, atraindo mais de 3.000 pessoas ao longo da manhã (das 8h às 12h) e totalizando mais de 10 mil atendimentos em diversas áreas.
O titular da Semasc, Saullo Vianna, destacou a importância de levar o programa para uma área de grande circulação e vulnerabilidade:
“Nosso foco é garantir que cada cidadão tenha acesso aos seus direitos com dignidade e respeito. Estar no Centro, um local de grande circulação e diversidade, é uma forma de ampliar esse cuidado e fortalecer a presença da prefeitura junto à população”, afirmou o secretário.
Ampla oferta de serviços e ações especiais

O “Manaus Cidadã” é uma ação itinerante e intersetorial que reúne diversos órgãos parceiros para oferecer soluções práticas em um só lugar. Os serviços mais procurados incluíram:
- Social e Cidadania: Inserção e atualização no Cadastro Único, atendimentos da Defensoria Pública, orientações jurídicas e previdenciárias, e emissão de 2ª via de certidões de nascimento.
- Saúde e Bem-Estar: Consultas médicas, vacinação de rotina, além de serviços de beleza e bem-estar, como corte de cabelo e design de sobrancelhas.
- Serviços Públicos: Atendimentos itinerantes da concessionária Águas de Manaus.
Esta edição teve um foco especial no reforço da rede de atendimento à população em situação de rua. Equipes de abordagem da Semasc estiveram no local, orientando e direcionando esse público para ações de acolhimento e assistência social.
A iniciativa também gerou impacto na economia, com a parceria dos comerciantes da Galeria dos Remédios, contribuindo para movimentar o espaço durante o feriado municipal e fortalecendo o comércio local.
IMMU promove educação no trânsito e acessibilidade

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) participou do evento, aproveitando o aniversário da cidade para interagir com o público a partir de jogos educativos que ensinaram regras básicas de trânsito para adultos e crianças.
Um dos serviços mais elogiados foi a expedição imediata da credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD).
“A credencial é a garantia do direito de acessibilidade em estacionamentos de estabelecimentos comerciais… Estar no ‘Manaus Cidadã’ é facilitar a vida de quem tem este direito, que sai daqui com a documentação em mãos,” destacou Jean Carlos Auzier Sobreira, chefe do Serviço de Atendimento Especial (SAE) do IMMU.
Ao todo, o IMMU expediu mais de 50 credenciais durante a manhã. A agilidade foi aprovada por cidadãos como a estudante Anne Caroline de Freitas, que elogiou o serviço. O público geral também aprovou a organização, como a comunitária Etelvina Aragão: “É um presente para a população poder vir e resolver, em um único dia, tudo o que precisa. Está tudo muito bem organizado”.
Por Syrrames Mendonça / Semasc e Álisson Castro/IMMU











