
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) anunciou, na terça-feira (30/09), um investimento inicial de R$ 1 milhão para dar início à execução do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo). O anúncio foi feito durante uma reunião conjunta do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs) e do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo).
O aporte financeiro faz parte do orçamento da Sepror e visa fortalecer a produção sustentável no Amazonas.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou a importância do investimento:
“Dentro do nosso orçamento da secretaria, está o aporte do montante de R$ 1 milhão para o Pleapo. O investimento é para nós valorizarmos aqueles produtores que atuam na agricultura no estado, fomentando a produção de forma sustentável.”
O secretário também ressaltou que, desde 2019, o governador Wilson Lima tem investido na reestruturação tanto do Cedrs quanto do Ceapo, demonstrando o compromisso em fortalecer a produção rural tradicional e a orgânica.
O papel estratégico do Pleapo
O Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo) é visto como um marco para o desenvolvimento rural no estado.
O secretário executivo do Ceapo, Alexandre Henrique, comentou o impacto esperado:
“O Pleapo vai dar visibilidade nacional para o Amazonas, vai oportunizar a execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agroecologia e produção orgânica no nosso estado.”
Objetivos principais
- Fortalecer e ampliar os sistemas de produção orgânicos e de agroecologia.
- Foco prioritário na agricultura familiar, indígena, de comunidades tradicionais (incluindo quilombolas) e assentamentos da reforma agrária.
- Valorizar a agrobiodiversidade e a sociobiodiversidade local, bem como o conhecimento tradicional.
- Garantir o Direito Humano à Alimentação Saudável e Adequada.
- Ampliar o acesso dos produtores a políticas públicas e instrumentos de fomento que incentivem o desenvolvimento sustentável.
A reunião onde o anúncio ocorreu contou com a participação de 35 membros dos dois Conselhos, incluindo representantes de instituições públicas, sindicatos rurais, cooperativas e associações, e foi realizada no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus.











