Sepror anuncia investimento em produção orgânica e agroecologia no Amazonas

Objetivo é a valorização dos produtores que atuam na agricultura, fomentando a produção de forma sustentável

Secretário da Sepror, Daniel Borges - Foto: Isaac Maia/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) anunciou, na terça-feira (30/09), um investimento inicial de R$ 1 milhão para dar início à execução do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo). O anúncio foi feito durante uma reunião conjunta do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs) e do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo).

O aporte financeiro faz parte do orçamento da Sepror e visa fortalecer a produção sustentável no Amazonas.

O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou a importância do investimento:

“Dentro do nosso orçamento da secretaria, está o aporte do montante de R$ 1 milhão para o Pleapo. O investimento é para nós valorizarmos aqueles produtores que atuam na agricultura no estado, fomentando a produção de forma sustentável.”

O secretário também ressaltou que, desde 2019, o governador Wilson Lima tem investido na reestruturação tanto do Cedrs quanto do Ceapo, demonstrando o compromisso em fortalecer a produção rural tradicional e a orgânica.

O papel estratégico do Pleapo

O Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo) é visto como um marco para o desenvolvimento rural no estado.

O secretário executivo do Ceapo, Alexandre Henrique, comentou o impacto esperado:

“O Pleapo vai dar visibilidade nacional para o Amazonas, vai oportunizar a execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agroecologia e produção orgânica no nosso estado.”

Objetivos principais 

  • Fortalecer e ampliar os sistemas de produção orgânicos e de agroecologia.
  • Foco prioritário na agricultura familiar, indígena, de comunidades tradicionais (incluindo quilombolas) e assentamentos da reforma agrária.
  • Valorizar a agrobiodiversidade e a sociobiodiversidade local, bem como o conhecimento tradicional.
  • Garantir o Direito Humano à Alimentação Saudável e Adequada.
  • Ampliar o acesso dos produtores a políticas públicas e instrumentos de fomento que incentivem o desenvolvimento sustentável.

A reunião onde o anúncio ocorreu contou com a participação de 35 membros dos dois Conselhos, incluindo representantes de instituições públicas, sindicatos rurais, cooperativas e associações, e foi realizada no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.