
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) visitou o arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, na Paróquia de São Sebastião, para discutir a reforma de três importantes templos religiosos da Igreja Católica no Centro Histórico de Manaus. Essas igrejas são:
- Igreja de São Sebastião
- Igreja Nossa Senhora dos Remédios
- Catedral Nossa Senhora Conceição, a Matriz
As obras incluem reforma na infraestrutura elétrica, hidráulica, telhados, banheiros, climatização e pintura, ao custo de R$ 7.995.000,00, recursos advindos de emendas parlamentares de Eduardo Braga e outros membros da Bancada do Amazonas.
“Gratidão em nome não apenas da igreja, mas em nome da sociedade. As nossas três igrejas históricas patrimônio da cidade e do estado do Amazonas, são propriedade da Arquidiocese. É bom perceber o interesse dos nossos parlamentares para a conservação dessas igrejas, que são um marco da nossa história, não só religioso, mas um marco cultural. Que nós possamos continuar a contar com esse apoio”, disse o Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.
O senador Eduardo Braga destacou a importância de valorizar a cultura e a reforma das igrejas, especialmente aquelas com significado pessoal e religioso. Para ele, participar desses esforços é uma forma de preparar as igrejas para as futuras gerações. Além disso, Braga ressaltou que a valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, pois promove a diversidade, a tolerância e a compreensão mútua.
A superintendente do IPHAN, Beatriz Calheiro de Abreu Evanovick, também participou da visita e reforçou a importância das obras para a preservação do patrimônio de Manaus. “A climatização, a questão hidráulica, elétrica, aquilo que garante a acessibilidade da comunidade, que às vezes, no dia a dia, a gente não vê, está garantido nessas obras. A gente vê o embelezamento, mas não sabe que aquela estrutura está necessitando de certos reparos. Estamos acompanhando as obras junto com o estado e o município, que nos ajudam a cuidar desses três patrimônios do nosso Centro Histórico”, disse.
A reforma compreende pintura, instalação de ar-condicionado, serviços elétricos e hidráulicos, adequações de acessibilidade e conforto ambiental, modernização das instalações prediais/especiais (elétrica, hidrossanitário, segurança e combate a incêndio) e adequações visando a assegurar a percepção dos atributos e características que expressam os valores reconhecidos no tombamento do bem (ex: remoção de elementos espúrios como coberturas, padronização de componentes/mobiliário).