
Em um balanço do primeiro mês da força-tarefa de combate a lixeiras irregulares, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), anunciou a desativação de 1.218 pontos de descarte irregular. De 1º a 31 de julho, foram removidas quase 5.000 toneladas de lixo, destinadas corretamente ao aterro sanitário.
O secretário Sabá Reis destacou a importância da iniciativa, que atende a uma determinação do prefeito David Almeida, e alertou para os graves impactos ambientais e de saúde pública do descarte incorreto. Moradores de diferentes bairros, como Tancredo Neves e Lago Azul, reconheceram os esforços da prefeitura, mas fizeram um apelo por maior conscientização da população.
A Semulsp reforçou que, além da limpeza, a força-tarefa visa educar os cidadãos sobre o descarte correto, oferecendo serviços gratuitos como a coleta agendada de grandes objetos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A ação continuará em todas as zonas da cidade para erradicar as lixeiras viciadas e promover uma cidade mais limpa e responsável.
Por Dora Tupinambá/Semulsp