
Como parte das ações de saúde indígena, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresentará nesta sexta-feira, 15/8, o mapa de georreferenciamento das comunidades indígenas da zona Norte da cidade.
O mapa foi desenvolvido pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte, com a ajuda de Agentes Indígenas de Saúde (AISs). Ele catalogou 30 comunidades indígenas, que representam 42 etnias e uma população de cinco mil pessoas. O estudo traz informações sobre a localização das comunidades e o perfil de saúde da população, incluindo dados sobre diabetes e hipertensão.
Segundo Isabelly da Costa Santos, técnica de Saúde Indígena do Disa Norte, o mapeamento ajudará a descentralizar o atendimento, direcionando os indígenas para unidades de saúde mais próximas de suas casas. Isso também evita a sobrecarga de alguns postos de saúde, que antes desconheciam a localização exata de certas comunidades.
Evento de apresentação
A apresentação do mapa ocorrerá nesta sexta-feira, das 9h às 11h30, na Associação Ineamanatã Apurinã, no conjunto Cidadão 12, bairro Monte das Oliveiras.
O evento é destinado à população indígena e contará com atividades culturais, como apresentações musicais dos grupos Wainhamari e Wotchimaūcü, exposição de artesanato das comunidades da Onça, Rei Davi e Wotchimaūcu, além de um desfile de roupas e bolsas indígenas.
Por Eurivânia Galúcio/Semsa











