Sedecti mobiliza setores público e privado para revolução da bioeconomia no Amazonas

O evento reuniu representantes de diversos setores econômicos visando discutir as diretrizes do Plano no Amazonas

Foto: Angelo Vinicius/ Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta segunda-feira (06/10), a primeira etapa do workshop voltado à formulação do Plano de Ação de Bioeconomia do Amazonas. O encontro aconteceu no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus, e reuniu representantes dos setores público, privado e do terceiro setor.

A fase inicial do workshop concentrou-se no eixo de governança, com o objetivo de colher sugestões para o fomento do Plano de Bioeconomia. Segundo o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, a participação de diferentes esferas econômicas é fundamental para a execução do plano:

“Juntamos os setores de forma que possamos, a partir daqui, consolidar as ações e efetivamente executar esse plano”, afirmou Jeibi.

Caio Perecin, diretor de operações do CBA, ressaltou a importância da parceria com a Sedecti na recepção de eventos voltados à bioeconomia e destacou os próximos passos:

“É um prazer receber eventos relacionados à bioeconomia no Amazonas. Esse plano é fundamental para o desenvolvimento do Estado, e queremos fortalecer nossa parceria com a Sedecti para trazer benefícios para toda a sociedade”, disse Caio.

Integração entre setores público e privado

Representando o setor público, a assessora técnica da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aline Guimarães, reforçou a necessidade de integração entre as esferas econômicas:

“Estamos compilando dados e conectando os setores para que os planejamentos possam ser inseridos no Plano, validados e finalizados de forma convergente pelas instituições públicas”, explicou Aline.

Do setor privado, Camilla Oliveira, da empresa Agro Nova Vida, destacou a importância da participação das empresas na construção do Plano:

“Este workshop ajuda o setor privado a organizar informações sobre prazos e benefícios, permitindo uma colaboração que pode gerar custos mais eficientes e um banco de dados estratégico para os empreendedores da região”, afirmou Camilla.

Próximas etapas

O workshop terá continuidade nos dias 8 e 10 de outubro, no CBA, com debates voltados aos demais eixos do Plano de Ação de Bioeconomia, garantindo que todos os setores envolvidos contribuam para a construção de um documento sólido e aplicável.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.