São Gabriel da Cachoeira faz importante trabalho ambiental e social com catadores e reciclagem solidária

Foto: Divulgação

Um importante trabalho ambiental e social está sendo desenvolvido no Município de São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus). A ação consiste em organizar profissionalmente a Associação de Catadores (as) e Reciclagem Solidária de São Gabriel da Cachoeira.

Atualmente eles recolhem os resíduos diretamente do lixão localizado na comunidade Boa Esperança, em frente à sede provisória cedida para a entidade.

O lixão está em processo de construção de guarita e cerca de isolamento da área, e a partir daí, o acesso dos catadores deverá se encerrar. Mas, ao mesmo tempo que vai tirar os catadores dessa área, a prefeitura local está dando apoio a eles com duas ações.

A primeira é a implantação da coleta seletiva, onde esses trabalhadores estão sendo  capacitados para o reconhecimento dos materiais por tipos, e visando mercado de venda em Manaus.

E a segunda ação é a procura por um galpão para instalar a associação, explica Elisa Müller, diretora de departamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de São Gabriel e que atua junto à Cooperativa Aliança, de Manaus, como técnica no departamento de implantação de coleta seletiva.

“Hoje, a pedido do prefeito Clóvis Moreira Saldanha, estou organizando a coleta seletiva na Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, através da secretaria Semma, na área comercial, e expandir para todos os munícipes gradativamente. Projeto esse que está sendo adequado conforme os catadores estão sendo apoiados pelo município”, comentou ela.

Política Nacional de Resíduos

Esse trabalho feito em São Gabriel  visa o cumprimento da lei 12.305/10 que rege a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e que determina que cada Estado,  por sua vez Município, passe dados de todas as coletas, e um deles são sobre os resíduos reaproveitáveis e recicláveis.

Município e Estado que não responderem ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) ficam sem apoio nos recursos de saneamento básico, destinação dos resíduos entre outros como financiamento no BNDES ou Caixa Econômica Federal.

Ao centro, a diretora de departamento da Semma de São Gabriel, Elisa Müller, orienta os trabalhadores da associação de catadores

“A lei 12.305/10 sugere aos municípios que devam estruturar e apoiar o trabalho dos catadores. Hoje temos 28 associados e estamos reformulando o estatuto para que sejam reconhecidos pelo poder público e possam concorrer a editais”, explica Elisa Müller.

O trabalho teve início em março, com o acumulado do papelão sendo de três meses e dos resíduos restantes de aproximadamente um mês. “Temos 28 catadores, e quatro  funcionários exclusivos para a área dos resíduos. Contamos também com o apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semob) a qual está responsável em executar a coleta. Esse trabalho necessita da união de todos. Todos unidos por um só objetivo. Para termos sucesso nesta implantação dependemos de todos”, destaca ela.

Material

O trabalho é feito, atualmente, com todos os tipos de papéis recicláveis, alumínio e cobre, plástico PE, PEAD, PS e ferrosos em geral. A dificuldade está na coleta destes resíduos, o papelão,  visto estar vindo da área comercial e já vir separado e destinado através dos próprios comerciantes. Porém, os demais materiais ainda serão avaliados visto que são catados em diversos lugares, como ruas e lixeiras viciadas, praia e até parte no lixão municipal, o que faz com que o preço do resíduo altere na venda, informou a organização.

Importância

“Este é um momento bastante especial. Trabalho junto à coleta seletiva desde 2005 na cidade de Manaus, inicialmente na Semulsp, passando por empresas de limpeza como a Tumpex e sempre presente no trabalho da cooperativa Aliança. É um grande orgulho fazer parte desta trajetória com os catadores da associação e cooperativa.

Desde antes da lei, nossa Manaus já se antecedia a lei, hoje 16 anos depois a luta ainda é bastante grande. Empresas estão se adequando para novos tipos de materiais, até então só havia foco para o resíduo industrial, polo; hoje já temos novos horizontes na área do plástico e de outros materiais aos quais há uma década atrás nao tinham mercado de venda”, salienta a diretora de departamento da Semma de São Gabriel sobre a importância do trabalho no município.

“A Cooperativa Aliança almeja apoiar e fortificar todos os municípios possíveis, tendo como objetivo fortalecer a cadeia da reciclagem tal como o meio ambiente mais saudável à todo o planeta. As empresas recicladoras também são de grande importância, visto que sem elas nada disso seria possível”.

Quanto a apoios nesse trabalho, a diretora salienta que, em primeiro lugar está a própria Prefeitura Municipal de São Gabriel “que viu a importância de fazer o tema de casa. Em segundo lugar e não menos importante no processo, a cooperativa de catadores da Aliança de Manaus que  disponibilizou ao município e estará dando todo apoio operacional para transbordo deste material até a destinação adequada”.

Balsa para Manaus

Aproximadamente 20 toneladas de resíduos coletados em São Gabriel terão como destino a capital Manaus sendo transportadas por balsa.

A embarcação deveria sair com sentido à capital na última sexta, dia 30, com chegada prevista, no Porto do São Raimundo, para os dias 2 ou 3 deste mês. No entanto,  a intensificação das chuvas na região fez com que a organização adiasse o embarque para o próximo final de semana. A recepção da carga será feita pela cooperativa Aliança.

Palestra

No último dia 28, Elisa Müller participou de uma palestra, na Câmara Municipal de São Gabriel, sobre a legislação ambiental federal, estadual e os procedimentos que a própria Câmara local precisa fazer no âmbito da formulação de leis municipais ambientais.

“Também apresentei a todos a associação e seus integrantes; buscamos mobilizar todas as esferas envolvidas”, disse ela.

Por Paulo André Nunes

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.