
Neste fim de semana, 25 e 26 de julho, o Sambódromo de Manaus será o palco da cultura popular com o 67º Festival Folclórico do Amazonas. O evento contará com apresentações dos seis bois-bumbás de Manaus, a partir das 20h, com entrada gratuita. A realização é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Seis bumbás se apresentarão na arena, divididos em duas noites, com duas horas de espetáculo para cada associação. Na sexta-feira (25/07), o Boi Clamor de Um Povo abre a programação, seguido pelo Boi Tira Prosa e, encerrando a noite, o Boi Galante. No sábado (26/07), as apresentações começam com o Boi Garanhão, seguido pelo Boi Corre Campo. O Boi Brilhante encerra o 67º Festival Folclórico do Amazonas.
“Nossos bois trarão apresentações grandiosas ao Sambódromo que fortalecem o nosso folclore, o folclore genuinamente nosso, com nossas particularidades e abordando temas totalmente ligados à Amazônia. O Governo do Estado vem cumprindo o seu papel e o que determina o governador Wilson Lima, que é fortalecer a nossa cultura, fomentar a economia criativa e levar o que há de melhor para a nossa população. Portanto, todos estão convidados a assistir esse grande espetáculo de cultura popular amazonense”, destacou o secretário Caio André.
A apuração dos bois ocorre na próxima segunda-feira (28/07). A apuração dos demais grupos folclóricos ocorre na terça-feira (29/07), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).
Temas e ordem de apresentações
Sexta-feira (25/07)
-
- Boi Clamor de Um Povo – 20h: Traz o tema “O Misticismo dos Pássaros”.
- Boi Tira Prosa – 22h10: Apresentará o tema “Amazônia Livre”, celebrando as riquezas da biodiversidade, cultura e tradições amazônidas.
- Boi Galante – 00h20: Encerra a primeira noite com o tema “Amazônia – Terra de Ajurí, Flautas e Maracás”.
Sábado (26/07)
-
- Boi Garanhão – 20h: Abre a segunda noite com o tema “O Futuro é Ancestral”, valorizando a ancestralidade, resistência e memória.
- Boi Corre Campo – 22h10: O atual campeão defenderá seu título com o tema “Amazonidade”, exaltando a singularidade cultural e histórica dos povos da Amazônia.
- Boi Brilhante – 00h20: Encerrando o festival, levará à arena o tema “Terra-Folclore”, celebrando lendas, tradições folclóricas da Amazônia e a herança nordestina.











