Sam Altman aborda o processo do New York Times contra a OpenAI

Foto: Reprodução

De acordo com o ShibDaily, Sam Altman, CEO da OpenAI, comentou sobre o processo movido pelo The New York Times contra a empresa de IA, alegando violação de direitos autorais. Durante uma entrevista com Andrew Ross Sorkin no DealBook Summit do New York Times, Altman se absteve de discutir os detalhes do caso, mas expressou suas visões mais amplas. Ele declarou: “Não acredito em aparecer na casa de outra pessoa como convidado e ser rude”, ao mesmo tempo em que sugeriu que o The New York Times pode estar do “lado errado da história”.

O processo judicial, iniciado pelo The New York Times em junho de 2023, acusa a OpenAI de usar seus artigos e conteúdo protegido por direitos autorais sem permissão para treinar seus modelos de linguagem, incluindo o ChatGPT. Ian Crosby, um parceiro da Susman Godfrey e advogado principal do The New York Times, reconheceu o reconhecimento de Altman sobre a importância de compensar criadores como escritores, fotógrafos e artistas pelo seu trabalho. O jornal afirma que os modelos da OpenAI, que geram texto com base em informações treinadas, dependem de conteúdo protegido por direitos autorais sem fornecer compensação aos criadores originais.

A OpenAI respondeu a essas alegações argumentando que os dados usados para treinar modelos como o ChatGPT são provenientes de uma ampla gama de material acessível ao público, o qual afirmam não constituir violação de direitos autorais. Os advogados do The New York Times argumentam que a OpenAI deu ênfase particular ao conteúdo do jornal ao construir seus modelos de linguagem, indicando uma preferência por essas obras. A OpenAI contesta isso, sugerindo que o jornal elaborou seus prompts para elicitar respostas do ChatGPT que apoiassem seu caso.

Para prevenir futuras disputas de direitos autorais envolvendo IA, Sam Altman enfatizou a necessidade de um sistema justo que compense os criadores pelo uso de seu trabalho e semelhança. Ele propôs um sistema de opt-in onde os criadores poderiam receber micropagamentos sempre que seu nome, semelhança ou estilo distintivo fosse usado para gerar conteúdo. Essa abordagem visa equilibrar os interesses dos desenvolvedores de IA e dos criadores de conteúdo, garantindo que os criadores sejam justamente compensados por suas contribuições.

Fonte: https://www.binance.com/pt-BR/square/post/12-06-2024-sam-altman-addresses-new-york-times-lawsuit-against-openai-17202107245009

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.