
O fortalecimento da economia local ganha um novo capítulo em Manaus com a expansão do suporte aos pequenos negócios. O Sebrae Amazonas (SEBRAE-AM) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (SETEMP), unidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), estão finalizando os ajustes para a inauguração da “Sala do empreendedor”. O novo espaço funcionará dentro da Casa do Trabalhador, no Sine Amazonas, com previsão de abertura para março de 2026.
A criação desta unidade é fruto de um “Termo de cooperação técnica” assinado em outubro de 2025. Esta é a primeira vez que uma “Sala do empreendedor” é implantada em parceria direta com a administração estadual, reforçando a rede de atendimento que busca oferecer orientação técnica e facilidades para quem deseja abrir ou expandir uma empresa sem enfrentar entraves burocráticos.
Na manhã desta terça-feira, 271, equipes técnicas realizaram uma reunião de alinhamento para definir como será o fluxo de atendimento. O encontro envolveu a Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), a Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR) e o Departamento de Artesanato e Economia Solidária (DAES).
Suporte completo para diferentes perfis de negócios
A nova estrutura na avenida Djalma Batista, nº 1018, foi planejada para atender uma gama variada de empreendedores que movimentam o mercado amazonense. Os serviços estarão disponíveis para os seguintes públicos:
- Microempreendedores individuais (MEI) em busca de formalização.
- Microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
- Artesãos registrados que precisam de auxílio para emissão da Carteira nacional do artesão.
- Novos empreendedores que buscam capacitação e crédito orientado.
Para a chefe do DAES, Claudia Monteiro, a iniciativa supre uma demanda urgente da capital. “Essa parceria vem somar com as nossas prioridades, que é atender esse público que busca apoio para empreender” ressalta a gestora ao explicar a relevância de ter o Sebrae atuando dentro da secretaria.
Impacto positivo na economia do Amazonas
O modelo de “Sala do empreendedor” já apresenta resultados sólidos em todo o território estadual. Em 2025, as unidades alcançaram marcas históricas de suporte ao cidadão.
- Foram realizados 45.206 atendimentos em todo o estado.
- Mais de 23.500 clientes individuais e 12.300 empresas foram beneficiadas.
- O Amazonas conta hoje com 62 salas implantadas, sendo 59 em pleno funcionamento nos municípios localizados no interior.
Márcia de Souza Lima, coordenadora das salas em Manaus pelo Sebrae-AM, acredita que a localização central vai potencializar esses números.
“Estar nesse local, na Djalma Batista, vai nos aproximar ainda mais de quem empreende” afirma.
A iniciativa se une a outros esforços, como a sala gerida pela “Frente parlamentar de empreendedorismo” na Assembleia Legislativa do Amazonas, consolidando uma rede de proteção e incentivo aos pequenos negócios em conformidade com a Lei complementar nº 123/2006.










