Sabin amplia energia limpa e liderança feminina em novo relatório ESG

Relatório de sustentabilidade mostra como rede de laboratórios alia expansão a metas ambientais, inclusão e inovação social

Sabin neutraliza 2.270 toneladas de CO² e lidera em diversidade no setor de saúde - Foto: Divulgação

A pauta ambiental e a promoção da diversidade seguem ganhando espaço entre os compromissos estratégicos de grandes empresas brasileiras. Um dos maiores players de medicina diagnóstica do país, o Grupo Sabin acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2024, revelando avanços importantes em temas como redução de resíduos, ampliação do uso de fontes renováveis de energia, inclusão racial e de gênero, além da atuação social em comunidades distantes dos grandes centros urbanos.

Em seu balanço anual, a empresa anunciou um crescimento consistente de 12% em 2024, quando inaugurou 16 novas unidades. Também foram atendidas mais de 7 milhões de pessoas, com a oferta de 7,4 mil tipos de exames. Em 2025, o crescimento deve se manter em dois dígitos e a empresa prevê novas 20 unidades, algumas das quais no estado do Pará, onde o Sabin criou, no ano passado, uma joint venture com o Grupo Porto Dias, o maior da região norte, para expandir os serviços de medicina diagnóstica e imunização.

Para a presidente executiva, Lídia Abdalla, esse é um ponto no qual os princípios ESG encontram a vocação do Sabin, um grupo de saúde que oferece serviços de excelência com alta capilaridade em regiões distantes dos grandes centros, como os exames genômica que compõe o portfólio do Sabin para os 46 mil habitantes de Altos, no Piauí, ou para os 35 mil de Barra do Bugres (MT).

Lídia Abdalla – Foto: Divulgação
“A nossa visão é ser referência em saúde na América Latina com o propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas, além de oferecer serviços com qualidade, atendimento humanizado, cuidado e respeito com as pessoas, temos como compromisso cuidar do planeta e contribuir no fortalecimento das comunidades onde estamos. Em pesquisas com stakeholders, percebemos o impacto positivo dessas ações, ou seja, é o que o cliente espera de nós”, considera a executiva.

Água e resíduos

Como a primeira empresa de medicina diagnóstica da América Latina a se tornar signatária, em 2007, do Pacto Global da ONU, o Sabin desenvolveu um plano para atingir os oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estratégicos em sua atuação, um dos quais se refere à economia no uso da água, que, em 2024, foi de 4%. O plano inclui também o tratamento dos resíduos gerados, perigosos ou não, e a ampliação dos programas de reciclagem. O Sabin gerencia a destinação dos resíduos pelo Programa Nacional de Reciclagem e já enviou para reaproveitamento, desde o início da iniciativa, em 2022, 691,7 toneladas de materiais. Em 2024, o programa registrou aumento de 16%.

Energia limpa e emissões

Em 2024, 67% da energia consumida pelo grupo foi proveniente de fontes limpas, vindas de fazendas fotovoltaicas ou do Mercado Livre de Energia –aumento de 13% em relação a 2023. As matrizes de Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC), Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS) foram as últimas a passarem pela transição. Como parte das boas práticas, o Sabin realiza anualmente o inventário das emissões de carbono do ano anterior e faz a compensação por meio de projetos certificados pela ONU. Em 2024, foram compensadas 2.270 toneladas de CO², o que garantiu, pelo quarto ano consecutivo, o Certificado de Neutralização das Emissões de GEE.

Liderança feminina

Fundado por duas mulheres e presidido por uma, o Sabin atingiu a marca de 74,0% mulheres na liderança. Entre os 30 prêmios e reconhecimentos concedidos ao grupo no ano passado, o Women Corporate Directors Foundation, de Orlando (EUA), tornou o Sabin a primeira empresa brasileira a receber reconhecimento internacional pela liderança feminina, recebendo o Visionary Awards, na categoria Leadership and Governance of a Private Company.

Diversidade e inclusão

Desde 2018, o Plano Sabin de Diversidade e Inclusão orienta as iniciativas do grupo, que, em 2024, registrou 11,3% de colaboradores que se declaram LGBTQIA+, 69,6% que se definem como pretos e pardos, 5% como PCD e 11,2% têm idade superior a 50 anos. Das várias iniciativas, líderes receberam treinamento para adotar um modelo de gestão que valoriza as diferenças.

Instituto Sabin

Criado em 2005, com 20 anos de atuação, e gerido sob governança independente, o Instituto é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) para o qual o Sabin destina o seu investimento social privado. A missão da entidade é promover o bem-estar, a prosperidade e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde o grupo está inserido.

Com eixos estratégicos bem definidos, o Instituto Sabin privilegia a inovação e ações de impacto social. Em 2024, foram investidos R$ 4,5 milhões em 67 parcerias, programas e projetos, além de 98 parcerias estratégicas, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas e 261 organizações. Apenas em programas de saúde, foram distribuídos 21,6 mil exames gratuitos.

Repercussão Assessoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.